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Para analista, "Stimulus Pack" poderia ser mais caro

15/04/2010 13h34

Ao lançar o "Stimulus Pack", primeiro pacote de mapas para o sucesso "Call of Duty: Modern Warfare 2", a Activision foi criticada pelo custo-benefício oferecido. A companhia cobrou US$ 15 por três mapas inéditos e duas adaptações de mapas antigos, mas isso não impediu o sucesso do conteúdo. A empresa teria cobrado até pouco, segundo um analista da indústria.

Jesse Divnich, da Electronic Entertainment Design and Research, disse ao site IGN que a Acitivision poderia ter colocado o preço do "Stimulus Package" acima dos US$ 15 e ainda assim conseguiria bater recordes de vendas de primeira semana.

"O marco padronizado de sucesso comercial de um conteúdo adicional para um jogo de console é 20% da base instalada", disse. "O 'Stimulus Map Pack' foi capaz de bater essa marca em apenas uma semana, e poderia alcançar de 30% a 35% em seu ciclo de vida útil".

"É evidente que 2,5 milhões de jogadores na Xbox Live sentiram que US$ 15 era o preço certo ou uma boa oferta, e dada a enorme quantidade vendida (2,5 milhões), eu argumentaria que a Activision poderia ter cobrado mais e ainda assim obteria os mesmos resultados", acrescentou.

Novo patamar

Porém, Divnich disse que um aumento de US$ 5 (chegando a US$ 20) no preço proposto poderia ser um problema para a Activision, já que ela vai continuar a lançar mais conteúdo por download no futuro.

"Infelizmente, agora os consumidores de 'Modern Warfare 2' estão acostumados com o cálculo de cinco mapas por US$ 15, então se desviar disso será difícil para futuros conteúdos extras por download para 'Modern Warfare 2'", explicou. "No entanto, a Activision poderia aplicar alguns truques psicológicos, também cinco novos mapas (sem remakes) por US$ 20? Ou cinco mapas e duas 'skins' por US$ 20?"

"Qualquer que seja o caso, você pode apostar que os preços do DLC aumentarão até o ponto onde os preços ainda atinjam o máximo em relação à demanda", acrescentou. Divnich disse que no final das contas são os consumidores que decidem como e onde são gastos seus dólares, e isso é o que influencia no preço que as editoras cobram pelos conteúdos.

"Claro que o aumento no preço de US$ 10 para US$ 15 ocorreu com muitas reclamações dos consumidores, mas o sucesso comercial torna evidente que os jogadores sentiram que o preço proposto era um bom negócio", disse Divnich. "Não é um aumento de uma necessidade básica como eletricidade ou água onde os consumidores não tem escolha que não aceitar os preços mais altos. Os consumidores têm a escolha e há muitas opções disponíveis se você achasse que US$ 15 era muito mais para cinco mapas. "Os consumidores se expressaram", finalizou.
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