Topo

Empresa de exercícios interativos processa Nintendo

16/04/2010 13h48

De acordo com um documento adquirido pelo site Gamasutra, a empresa IA Labs abriu no dia 2 de abril um processo contra a Nintendo, sob a acusação de infração de patente.

De acordo com a empresa, a Big N estaria infringindo duas patentes específicas, de tecnologias usadas no Wii, "Wii Fit", "Wii Fit Plus", Wii Balance Board, Wii Remote, Wii Wheel, Wii MotionPlus, Wii Nunchuck e Wii Zapper.

A primeira patente está relacionada a descrição de um sistema de exercício isométrico interativo e um método de interconexão entre um sistema de exercícios e um sistema computadorizado por meio de um periférico externo. A segunda patente registra o uso de um sistema de medição de força para um dispositivo de exercício isométrico.

O documento ainda mostra que a IA Labs entrou em contato com a Nintendo entre 2007 e 2008, discutindo a possibilidade de um acordo em relação à patente, demonstrando ainda o interesse da IA Labs em licenciar o uso da tecnologia para a Nintendo. O processo incluía inclusive a proposta de desenvolvimento de um novo produto chamado Sqweeze, um controle para Wii e PC que tinha o objetivo de incrementar a atividade física do usuário enquanto joga.

Exercícios interativos

A empresa Interaction Labs comentou ainda que algumas de suas patentes são utilizadas nos produtos da IA Labs, como é o caso do Kilowatt Sport, do controle Exer-Station, do Exer-Station Pro e do PowerSquad Leg Joystick, onde dois deles foram ganhadores de prêmios durante a CES - Computer Entertainment Show - em dois anos distintos.

Enquanto a Nintendo não se pronuncia sobre o assunto, a IA Labs afirma que o prejuízo causado pela infração de patentes representa "um mal irreparável", alegando que se trata de uma "infração contínua" por parte da produtora japonesa.