Topo

Vício em games é tão danoso quanto drogas, diz estudo

28/04/2010 22h07

Uma pesquisa realizada por psiquiatras da Austrália e Nova Zelândia revelou novos dados relacionados ao uso excessivo de jogos eletrônicos. O estudo contou com a participação de 1.945 entrevistados, e cerca de 8% destes foram considerados jogadores com algum tipo de problema.

As pessoas que assumiram fazer uso de jogos eletrônicos por um longo período de tempo possuem menos amigos e mais problemas, como desejo excessivo e irritabilidade quando impossibilitados de jogar.

"Qualquer atividade prazerosa possui um potencial de se tornar um vício ou de formar um padrão de uso repetitivo", afirmou o psiquiatra Guy Porter. "Jogos eletrônicos são muito divertidos e oferecem uma boa experiência para a maior parte das pessoas que os usa. Mas existe uma pequena parcela das pessoas por aí - como aqueles que costumam jogar por oito horas consecutivas diárias - que podem desenvolver problemas com seu uso".

O documento ainda afirma que os problemas apresentados são semelhantes aos vistos em casos de alcoolismo e uso de drogas, e que estes acabam se desenvolvendo da mesma forma. Primeiro com uso excessivo da substância, seguido de dificuldades de frear a execução de tal atividade, culminando na aparição de diversos distúrbios psicológicos, geralmente ligados à abstinência do fruto do vício em questão.