Para Microsoft, jogos tornarão imagens 3D populares
A Ubisoft já disse que a tecnologia de imagens em 3D estereoscópico será tão expressiva para os filmes e jogos quanto o estéreo foi para a música. Mas será que a população em geral dá crédito à novidade? Para Habib Zargarpour, diretor de criação da Microsoft Games Studio, são os jogos que ajudarão a popularizar a nova tecnologia.
Zargarpour comenta que enquanto os filmes precisam de todo um processo especial durante suas filmagens, os jogos nativamente já possuem tal suporte, que está ao alcance de uma pequena conversão e a implementação de algumas técnicas.
Ele afirma ainda que as pessoas só comprarão TVs com tecnologia 3D se houver conteúdo que justifique este investimento e é aí que os jogos entram. Em entrevista ao site Gamasutra, o executivo disse acreditar que os jogos em 3D serão mais atraentes aos consumidores de forma geral do que filmes em Blu-ray, outro tipo de mídia que promete explorar de forma mais massiva o uso de imagens em três dimensões. "Isso pode se tornar o próximo nível de interação nos videogames".
Ainda assim, vale lembrar que o uso da tecnologia possui um custo elevado. Tecnicamente falando, as imagens podem consumir o dobro de processamento, e isso significa uma queda considerável em relação à qualidade de exibição. A expectativa é de que os jogos sejam apresentados em uma resolução de 720p, com taxa de atualização de quadros de 30 Hz, de maneira que o processamento extra possa ser melhor administrado pelos desenvolvedores.
(Quase) Todos querem 3D
Com exceção do Xbox 360, as principais plataformas se preparam para oferecer (ou já oferecem) game em 3D. A Nvidia possui um conjunto de acessórios (placas gráficas e óculos especiais) que ativam esse efeito, enquanto a Sony prepara novas TVs e tocadores de Blu-ray, além de uma atualização para o PlayStation 3. A Nintendo, por sua vez, colocará o 3D num portátil, o 3DS, cujo chamariz é oferecer o efeito sem precisar usar óculos especiais. A Nintendo promete mostrar esse videogame na E3, que acontece de 15 a 17 de junho, com cobertura ao vivo do UOL Jogos.
Zargarpour comenta que enquanto os filmes precisam de todo um processo especial durante suas filmagens, os jogos nativamente já possuem tal suporte, que está ao alcance de uma pequena conversão e a implementação de algumas técnicas.
Ele afirma ainda que as pessoas só comprarão TVs com tecnologia 3D se houver conteúdo que justifique este investimento e é aí que os jogos entram. Em entrevista ao site Gamasutra, o executivo disse acreditar que os jogos em 3D serão mais atraentes aos consumidores de forma geral do que filmes em Blu-ray, outro tipo de mídia que promete explorar de forma mais massiva o uso de imagens em três dimensões. "Isso pode se tornar o próximo nível de interação nos videogames".
Ainda assim, vale lembrar que o uso da tecnologia possui um custo elevado. Tecnicamente falando, as imagens podem consumir o dobro de processamento, e isso significa uma queda considerável em relação à qualidade de exibição. A expectativa é de que os jogos sejam apresentados em uma resolução de 720p, com taxa de atualização de quadros de 30 Hz, de maneira que o processamento extra possa ser melhor administrado pelos desenvolvedores.
(Quase) Todos querem 3D
Com exceção do Xbox 360, as principais plataformas se preparam para oferecer (ou já oferecem) game em 3D. A Nvidia possui um conjunto de acessórios (placas gráficas e óculos especiais) que ativam esse efeito, enquanto a Sony prepara novas TVs e tocadores de Blu-ray, além de uma atualização para o PlayStation 3. A Nintendo, por sua vez, colocará o 3D num portátil, o 3DS, cujo chamariz é oferecer o efeito sem precisar usar óculos especiais. A Nintendo promete mostrar esse videogame na E3, que acontece de 15 a 17 de junho, com cobertura ao vivo do UOL Jogos.
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