Topo

"LittleBigPlanet 2" é 'plataforma de game' e sai em 2010

10/05/2010 12h49

A produtora Media Molecule anunciou a produção de "LittleBigPlanet 2", continuação do game de plataforma e editor de jogos lançado para PlayStation 3 em 2008. A continuação pretende extrapolar os limites do gênero e está prevista para sair em dezembro deste ano.

O game está sendo programado para PlayStation 3, mas Alex Evans, cofundador da Media Molecule, e, sobre um possível lançamento para PSP, apenas diz que o modelo do primeiro game, de lançar primeiro para console e depois para o portátil, "funcionou" muito bem.

O primeiro título é basicamente de plataforma e seu editor permitia, basicamente, a criação desse tipo de game (apesar de, nas mais de duas milhões de fases criadas até hoje, algumas criações conseguirem superar esse limite através de criatividade).

No entanto, nesse segundo game, o conceito é de ser uma "plataforma para games", permitindo criar títulos que vários gêneros, como quebra-cabeça e tiro espacial. Os editores lúdicos do primeiro título continuam, mas com mais funcionalidades: existem mais controles e é possível criar músicas e vídeos.

Mais liberdade para suas criações

O título já pode contar, logo de cara, com as mais de duas milhões de fases criadas para o primeiro jogo. Mas com tantas criações, pode ser difícil encontrar aqueles com um perfil específico e, para isso, a Media Molecule reformulou o sistema de busca e fez um novo portal de internet para o game, em que cada criação terá uma página própria.

Como já indicavam informações vazadas da revista Game Informer, uma das grandes novidades de "LittleBigPlanet 2" são os sackbots, robôs que podem ter suas características modificadas pelo jogador: estilo, formato tamanho e comportamento.

Já o Direct Control Seat é a funcionalidade fundamental para tornar o game uma plataforma, podendo atribuir aos objetos seu esquema de controle: entre os exemplos apresentados foram vistos games de corrida e de quebra-cabeça, além de clones de "Space Invaders" e "Breakout". Segundo a Media Molecule, um de seus funcionários fez uma reprodução do game de estratégia em tempo real "Command & Conquer".

A companhia planeja também ter um módulo para usar o PlayStation Move, o controle de movimentos do PlayStation 3 que está previsto para sair no final do ano. Mas esse suporte pode não vir de fábrica, mas como um componente adicional por download. "De fato, está quase certo que será um conteúdo adicional, mas ainda espero que haja fases para o Move desde o primeiro dia do game nas lojas", afirmou Evans ao site Computer & Videogames.

Melhorias

Em "LittleBigPlanet 2" é possível construir microchips, que contém lógicas e padrões de comportamento. Esses objetos podem ser usados para fazer com que veículos, máquinas e chefes ajam de acordo com que o jogador tenha em mente.

O game não perdeu sua características de plataforma; pelo contrário, foram reforçadas. Agora, os sackpersons possuem uma arma que dispara um gancho, permitindo de dependurar pelos cenários (lembra a mecânica de "Bionic Commando Rearmed"), e os cenários trazem chãos que funcionam como trampolins.

"LittleBigPlanet 2" é um dos games que a Sony deve apresentar na E3, feira de jogos que acontece de 15 a 17 de junho em Los Angeles, com cobertura ao vivo do UOL Jogos.

Mais
Media Molecule confirma "LittleBigPlanet 2"