Topo

Para BioWare, "Final Fantasy XIII" não é RPG

17/05/2010 12h45

Falando ao site Strategy Informer, Daniel Erickson, diretor de roteiro da BioWare, comentou que não considera "Final Fantasy XIII" um RPG.

A polêmica declaração pode causar algum espanto aos fãs da série da Square Enix, já que a BioWare é responsável por alguns dos grandes RPGs ocidentais já lançados, como "Baldur's Gate" e o recente "Dragon Age: Origins".

"Você pode colocar um 'J' na frente, mas não é um RPG", comentou Daniel, referindo-se ao termo JRPG, ou RPG japonês. "Você não faz escolhas, você não cria um personagem, você não vive seu personagem. Não sei que tipo de jogo seria, adventure, talvez? Mas não é um RPG", concluiu. Durante a entrevista, Daniel admitiu que seus comentários poderiam ser "controversos".

"Final Fantasy XIII" traz como protagonista uma garota apelidada de Lightning, que foi escolhida por um ser mítico para ser a "inimiga da raça humana que quer destruir o planeta". O mundo desse episódio está dividido entre a cidade Cocoon, um casulo que é uma utopia de tecnologia, e Pulse, um local para onde vão os indesejados.

O game saiu para PlayStation 3 e Xbox 360 em março nos Estados Unidos.