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Pirataria fez Epic se concentrar em consoles

18/05/2010 20h35

Famosa por sua franquia "Unreal", tradicionalmente uma marca associada a PC, a Epic Game tem concentrado seus recursos nos últimos anos no desenvolvimento de títulos de peso para consoles.

Além de se vangloriar com a trilogia "Gears of War" para Xbox 360, a empresa anunciou recentemente "Bulletstorm" para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. O motivo dessa mudança de foco está na pirataria.

As mudanças começaram em 2007. O primeiro "Gears of War" foi publicado para PC e Xbox 360, mas sequência nunca chegou aos computadores pessoais. O terceiro, previsto para abril do ano que vem, também é exclusivo para o console da Microsoft.

"A pirataria já causou seu impacto [no mercado de PC]", disse Mike Capps, presidente da Epic Games, em entrevista à revista Edge. "Se você chegasse aqui há seis anos, veria que a Epic era uma companhia de PC e sempre foi. Fizemos um jogo de estreia do PlayStation e, uma conversão de 'Unreal Tournament', e tudo mais era para PC. E agora, se você ler nossos fóruns, as pessoas estão dizendo: 'Por que vocês odeiam o PC? Vocês são uma companhia só de consoles'. Quer saber? É porque o dinheiro está nos consoles", admite.

Amor ao PC

"Nós ainda fazemos para PC, amamos PC, mas já vimos o impacto da pirataria: ela matou várias grandes produtoras independentes e mudou completamente nosso modelo de negócios", disse. Apesar disso, Capps acrescentou que as coisas podem estar melhorando para o mercado de PC por conta dos jogos casuais com microtransações.

"Certamente há uma luz para o mercado de jogos no PC (...) Muitas distribuidoras com que tenho conversado estão pensando em investir mais no PC do que nos consoles tradicionais, justamente porque as pessoas estão naquele modo de gastar um pouco de tempo de vez em quando, e pagando para ganhar tempo porque tem tanta mídia competindo por isso... Então talvez o Facebook salve o mercado de jogo no PC - mas não será como 'Gears of War'", concluiu.