Premiação musical inclui compositores de games
De acordo com os compositores que participam do evento, a indústria de jogos eletrônicos rivaliza com Hollywood tanto em termos de lucros quanto de qualidade musical. Walter Mair, um dos compositores indicados ao prêmio, já trabalhou em filmes como "Batman: O Cavaleiro das Trevas" e concorre com a trilha sonora de "Empire: Total War", lembra que "nós usamos os mesmos músicos, o mesmo nível de orquestração e os mesmos estúdios que os filmes de Hollywood". "O custo de produção é o mesmo, até os engenheiros de som são os mesmos. Para um compositor, não é tão estressante trabalhar com videogames porque não é preciso lidar com personalidades famosas", explica Mair.
Joris de Man, indicado por seu trabalho em "Killzone 2" acrescentou que a composição de trilhas para videogames apresenta desafios próprios: "Um filme é linear, então você sabe para onde a música deve seguir", disse ele. "Um jogo não é linear. Você sabe que há caminhos que podem ser seguidos, mas não sabe quando o jogador vai fazer isso. Assim, a música para cada sequência deve remeter a tudo que pode ter acontecido antes", explicou o compositor.
Mark Fishlock, diretor da Academia Britânica de Compositores, Escritores de Músicas e Autores (Basca), que organiza a premiação, descreve a inclusão da categoria como um grande desenvolvimento. "Eles ficaram fora do radar por muito tempo", disse Fishlock, "porque essa é uma área muito especializada". O diretor ressaltou que os jogos eletrônicos envolvem orçamentos tão elevados quanto o cinema, com trilhas sonoras orquestradas e, ainda assim, com um nível de composição muito especializado.
"É o primeiro ano e vamos mostrar o quanto a área se desenvolveu e amadureceu desde os dias de 'plic-plocs' de Mario, quando tudo era feito em um único sintetizador", conclui Mark. O Ivan Novello Awards acontece na quinta-feira, dia 27 de maio, em Londres.
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