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Novo jogo do estúdio de "Resistance" sai também no X360

25/05/2010 19h19

A Insomniac, produtora famosa pelas séries "Ratchet & Clank" e "Resistance", ambas exclusivas para PlayStation 3, anunciou que seu próximo projeto sairá também para Xbox 360.

Um acordo assinado recentemente com a Electronic Arts viabilizará o lançamento multiplataforma de seu próximo título, ainda não anunciado. Sob os termos do acordo, a Insomniac se manterá dona da propriedade intelectual.

"Houve muitas razões para fazer jogos para o PlayStation", disse Ted Price, fundador e CEO da Insomniac Games. "Tivemos uma maravilhosa relação com a Sony e continuaremos a trabalhar com eles em títulos para o console".

Segundo Price, embora a companhia tenha desfrutado de um crescimento estável, não conseguiu lançar nenhum grande hit no mercado. Fazer um jogo para múltiplos sistemas significa que a desenvolvedora e seus títulos alcançarão um público maior.

"Nunca quisemos nos limitar", explicou Price ao site Kotaku. "As pessoas aqui estão inspiradas por ter a oportunidade de tentar novas coisas. 'Resistance' foi uma chance de nos diversificarmos e continuaremos a buscar essas oportunidades".

O atual projeto inédito da companhia, previsto para PS3 e Xbox 360, vem sendo produzido no estúdio em Burbank, Califórnia. O executivo não entrou em detalhes, mas pretende fazê-lo na E3.

"Nunca tivemos a intenção de fazer jogos isolados. Nosso objetivo é criar franquias", disse ele, enquanto confirmava que a produtora tem "múltiplas equipes trabalhando em múltiplos projetos".

Há boatos que a Insomniac Games estaria trazendo pelo menos mais um 'Ratchet & Clank' e dois games da série Resistance. Negando confirmar essas informações, Price ao menos garantiu que a empresa ainda trabalha com essas duas franquias.

"Vamos continuar com 'Ratchet' e 'Resistance'", disse ele. "Acho que os donos de PS3 ficarão felizes com o que temos pela frente".

Rumores de que a Insomniac quebraria sua tradição de 16 anos na produção de jogos exclusivamente para PlayStation surgiram na Game Developers Conference deste ano. Craig Rechenmacher, vice-presidente de marketing na EA Partners, disse que as discussões com a Insomniac começaram de maneira "bem orgânica".

"Temos relações com todos", Rechenmacher disse. "Esse é um estúdio em que sempre estivemos de olho". "Nosso objetivo é trabalhar com as melhores e mais inteligentes produtoras de jogos", conclui.