Topo

Direto da E3: "Epic Mickey" reinventa ratinho da Disney no Wii

OTAVIO MOULIN<br> Colaboração para o UOL, de

16/06/2010 16h30

A demonstração jogável de "Epic Mickey" na E3 foi a mesma mostrada por Warren Spector, cultuado designer de clássicos como "Deus Ex", na conferência da Nintendo. Duas partes especificamente, uma de exploração que acontece em um cenário inspirado no filme "Peter Pan" e outra que funciona como jogo de plataforma a respeito de "Steamboat Willie", o curta de 1928 que marcou a estréia do ratinho.

A primeira mecânica no cenário dos piratas funciona como um jogo de exploração com toques de RPG. Você pode andar livremente pelo cenário em busca de missões dadas pelos personagens que ali habitam e são controlados por computador; no local ainda há uma lojinha e outros pontos característicos de RPGs.

Mickey tem dois poderes principais. Com o Nunchuk é possível usar thinner para apagar certas partes do cenário enquanto o Wii Remote permite que ele jogue tinta. Tais sprays são limitados, portanto é preciso escolher bem as partes do cenário para alterar. Apagar uma pedra, por exemplo, permite que um caminho seja aberto enquanto alterar uma árvore com novas cores pode revelar novos galhos que dão acesso a novas partes do cenário e itens. No combate tais mecânicas também são utilizadas. É possível utilizar o thinner para atacar os inimigos enquanto a tinta pode deixá-los atordoados.

Além da habilidade de manipular o cenário, tais mecânicas são responsáveis por uma transformação visual incrível. As cenas de "Epic Mickey" são sempre apresentadas com um clima sombrio, oprimido, para retratar o universo de personagens esquecidos da Disney. Depois que o ratinho passa por cada fase, tudo se transforma e se torna mais próximo do padrão do estúdio, com cores vibrantes e ar alegre.

Entre as missões estão várias opcionais que só garantem mais vantagens e não são essenciais para o desenvolvimento da trama. Mas há também a seleção de estágios paralelos que exploram vários momentos da história da Disney. No "Steamboat Willie", Mickey volta ao passado, em preto e branco, para uma mecânica tradicional de plataforma em 2D, como em seus antigos jogos para Mega Drive, tal qual "Castle of Illusion".

É um dos jogos mais promissores da E3, que consegue dar profundidade e redefinir a personalidade de Mickey para colocá-lo em uma aventura completíssima. Poucos títulos conseguiram criar tanto interesse pelo público quanto este.

Veja apresentação da E3 2010