Topo

Primeiras impressões: "Hard Corps" faz reverência a "Contra"

OTAVIO MOULIN<br> Colaboração para o UOL

24/06/2010 14h20

"Hard Corps: Uprising" parece ter recebido pouca atenção na E3 2010 já que todas as vezes que passamos por seu totem o local estava vazio e sem filas. Talvez uma indicação de que a Konami tenha errado em não utilizar o nome "Contra" no game, já que o novo título pega emprestada a mecânica consagrada da clássica franquia.

O lançamento, que será distribuído por download na PlayStation Network e Xbox Live, é uma homenagem em alta definição dos antigos jogos da empresa em 2D. Trata-se de uma criação da Arc System Works, a mesma de "Guilty Gear" e "BlazBlue", o que explica o visual inspirado em animes e animação de personagens excepcional.

O personagem principal se chama Bahamut, um vilão do jogo "Contra: Hard Corps" de Mega Drive, que agora ganha os holofotes e começa a aventura em um estágio desértico que culmina em uma batalha contra um portão fortificado, aquele mesmo dos antigos "Contra" de NES. Depois da batalha, o ritmo aumentou com uma fase que colocou o protagonista em uma moto em fuga, perseguida por um monstro gigante.

A mecânica do novo jogo é a mesma que se espera da série, inclusive com suporte para um segundo jogador - na demonstração não havia outros personagens selecionáveis como no original de Mega Drive. As novidades ficaram a cargo de uma barra de vida que permitia ao jogador tomar até três tiros antes de morrer e um pequeno escudo, que se acionado no momento de receber um projétil inimigo, é capaz de rebatê-lo contra o inimigo que o disparou.

Muita ação e belos gráficos parecem ser trunfos deste novo game da Konami. Certamente honra as tradições da série "Contra" e não deve fazer feio quando for lançado no final do ano. Referências aos clássicos e mecânicas estabelecidas fazem parte do pacote, além de novidades interessantes e suporte online, inclusive para compra de novos conteúdos.