Entrevista: produtor de "Aventura Eterna" fala sobre a vinda do MMO ao Brasil
O mercado dos jogos online sem limite de jogadores (MMOs, na sigla em inglês) está crescendo no país e "Aventura Eterna" chega para esquentar ainda mais a cena brasileira. Lançado no exterior como "Runes of Magic", o game funciona no sistema F2P (Free 2 Play, grátis para jogar) e é sustentado pela venda de moedas virtuais que são usadas para adquirir itens e outras vantagens.
Conversamos com Cesar Gatica, produtor de "Aventura Eterna", para descobrir mais detalhes sobre o game, seu período de testes e, claro, os planos para o lançamento da versão final do título no Brasil.
UOL: Os veteranos jogadores de MMO já devem ter ouvido falar em "Aventura Eterna", mas como você descreve o game para as pessoas que jogam outros MMOs ou mesmo nunca jogaram um MMO antes?
Cesar Gatica: Este é um dos mais extensos e envolventes MMORPGs (RPGs online sem limite de jogadores) e o melhor de tudo: ele é grátis para jogar. O nível de personalização dos personagens promove a individualidade completa. O jogo tem um dos sistemas mais extensos e elaborados de artesanato de qualquer MMO no mercado. [Entre outro exemplo] Inclui também um cenário de guerra entre clãs para 100 jogadores que permite um combate tático verdadeiro.
UOL: "Aventura Eterna" é grátis para jogar e seu projeto é fundado também em venda de itens com dinheiro real. Que tipo de itens são esses?
Gatica: Nós venderemos vários itens de conveniência e muitos deles refletirão a cultura da América do Sul. Isto inclui buffs temporários [poderes que ampliam a performance dos personagens], montarias, decorações, acessórios, elementos de artesanato, etc. São itens que melhoram a experiência do usuário.
UOL: Como tais transações de venda de itens alteram o equilíbrio do jogo? Que tipo de itens estão sendo preparados para o mercado brasileiro?
Gatica: Nós criamos muitos itens com design especial, sempre baseados na cultura brasileira como armas, armaduras, bichos de estimação, decorações, camisas de futebol, bandeiras de clãs, etc. Nós não venderemos nenhum item que cause desequilíbrio no jogo como armas e armaduras pesadas. Venderemos apenas itens de conveniência.
UOL: A lista de características do jogo é impressionante, especialmente para um MMO grátis. Características como castles para clãs e casas para jogadores não costumam aparecer nem mesmo em grandes jogos como "World of Warcraft". Qual a dificuldade em apresentar todas estas características? Que outros trunfos vocês tem e acham que são únicos em "Aventura Eterna"?
Gatica: "Aventura Eterna" é um jogo que foi construído em torno do que os jogadores querem. Foram capturadas algumas das melhores características de outros MMOs e combinamos de acordo com os pedidos dos jogadores. Características únicas que se destacam para mim são as guerras de clã, que são realmente surpreendentes. Outro grande diferencial está nos minigames como corrida de cavalo e defesa da torre, feitos para os jogadores que tiverem vontade de fazer algo diferente por um tempo.
UOL: O que você pode nos dizer sobre o sistema PVP (combate entre jogadores)? Vocês planejam manter servidores separados para PVE (jogadores contra computador) e PVP para o mercado latino americano?
Gatica: [O servidor] PVP é um mundo aberto e muito intenso. Isto simplesmente significa que assim que se você alcança um certo nível, pode ser atacado a qualquer momento por outro jogador. Os servers PVP e PVE serão separados, mas os usuários que desejarem, poderão lutar nos campos de batalha [cenários próprios para PVP]. Os Campos de Batalha irão conectar os servidores PVE e PVP, isto significa que os jogadores no servidor PVE serão capazes de lutar contra os jogadores do server PVP.
UOL: Qual o plano de migração para aqueles que já jogavam nos servidores internacionais? Alguma recompensa para os que ajudarem nos testes do closed/open beta quando o produto final for lançado?
Gatica: Nós queremos ajudar os usuários na transição para os nossos servidores e fazer tudo da maneira mais simples possível. Durante o início do período Open Beta daremos a usuários de servers de outros países um pacote de boas-vindas para ajudar nesta fase de transição. Além disso, distribuiremos muitos itens de participação no período beta.
UOL: O mercado internacional já está no terceiro capítulo do jogo, "The Elder Kingdoms". Onde o jogo brasileiro vai começar? Você pode explicar como o trabalho destes capítulos [que funcionam, na prática, como expansões] afetam a experiência em jogo?
Gatica: "Aventura Eterna" começará [no Brasil] no capítulo II, "The Elven Prophecy", versão 2.1.7, para ser exato. Nós então alcançaremos a versão internacional do jogo bem rápido, até o final do ano, com atualizações a cada duas semanas. Queremos nos certificar de não deixar nada para trás durante o período de transição até sentir que fizemos o melhor para os jogadores existentes e na integração dos novos jogadores.
UOL: MMOs no Brasil têm história de problemas de ferramentas de abuso em jogo (hacks, scams, etc.) e no serviço de atendimento ao cliente. O que você pode dizer sobre a estrutura de suporte a respeito de disputas dentro do jogo, problemas técnicos e de pagamento?
Gatica: Um fato importante é que localizamos o suporte também em língua portuguesa, o que acredito que será de extrema utilidade para que usuários tenham seus problemas resolvidos rapidamente. Nós também temos Game Masters que falam português e que assistirão os jogadores dentro do jogo. A respeito de hacks, estamos criando desde o início forte programação anti-hack em "Aventura Eterna".
UOL: Você pode nos falar um pouco a respeito da localização? A comunidade está a par das traduções e contribui com sugestões?
Gattca: O processo de localização é um processo contínuo. Será uma das nossas prioridades durante o período beta. Como o cliente ainda não foi lançado, os usuários ainda não têm como checar as localizações, mas nós esperamos muito retorno da comunidade. Procuraremos revisar os textos com sugestões para melhorar a localização, pois ninguém sabe melhor sobre o jogo do que os próprios jogadores.
UOL: Quais são os planos de marketing e propaganda para o lançamento oficial?
Gatica: Para o closed beta [testes fechados a convidados], estaremos mais focados no marketing virtual. Durante o open beta [aberto a todos os usuários], nós investiremos na distribuição física de DVDs através de revistas, jornais e eventos locais. Nós queremos criar uma forte presença em eventos culturais para realmente mostrar uma total integração de "Aventura Eterna" com a cultura brasileira.
Conversamos com Cesar Gatica, produtor de "Aventura Eterna", para descobrir mais detalhes sobre o game, seu período de testes e, claro, os planos para o lançamento da versão final do título no Brasil.
UOL: Os veteranos jogadores de MMO já devem ter ouvido falar em "Aventura Eterna", mas como você descreve o game para as pessoas que jogam outros MMOs ou mesmo nunca jogaram um MMO antes?
Cesar Gatica: Este é um dos mais extensos e envolventes MMORPGs (RPGs online sem limite de jogadores) e o melhor de tudo: ele é grátis para jogar. O nível de personalização dos personagens promove a individualidade completa. O jogo tem um dos sistemas mais extensos e elaborados de artesanato de qualquer MMO no mercado. [Entre outro exemplo] Inclui também um cenário de guerra entre clãs para 100 jogadores que permite um combate tático verdadeiro.
UOL: "Aventura Eterna" é grátis para jogar e seu projeto é fundado também em venda de itens com dinheiro real. Que tipo de itens são esses?
Gatica: Nós venderemos vários itens de conveniência e muitos deles refletirão a cultura da América do Sul. Isto inclui buffs temporários [poderes que ampliam a performance dos personagens], montarias, decorações, acessórios, elementos de artesanato, etc. São itens que melhoram a experiência do usuário.
UOL: Como tais transações de venda de itens alteram o equilíbrio do jogo? Que tipo de itens estão sendo preparados para o mercado brasileiro?
Gatica: Nós criamos muitos itens com design especial, sempre baseados na cultura brasileira como armas, armaduras, bichos de estimação, decorações, camisas de futebol, bandeiras de clãs, etc. Nós não venderemos nenhum item que cause desequilíbrio no jogo como armas e armaduras pesadas. Venderemos apenas itens de conveniência.
UOL: A lista de características do jogo é impressionante, especialmente para um MMO grátis. Características como castles para clãs e casas para jogadores não costumam aparecer nem mesmo em grandes jogos como "World of Warcraft". Qual a dificuldade em apresentar todas estas características? Que outros trunfos vocês tem e acham que são únicos em "Aventura Eterna"?
Gatica: "Aventura Eterna" é um jogo que foi construído em torno do que os jogadores querem. Foram capturadas algumas das melhores características de outros MMOs e combinamos de acordo com os pedidos dos jogadores. Características únicas que se destacam para mim são as guerras de clã, que são realmente surpreendentes. Outro grande diferencial está nos minigames como corrida de cavalo e defesa da torre, feitos para os jogadores que tiverem vontade de fazer algo diferente por um tempo.
UOL: O que você pode nos dizer sobre o sistema PVP (combate entre jogadores)? Vocês planejam manter servidores separados para PVE (jogadores contra computador) e PVP para o mercado latino americano?
Gatica: [O servidor] PVP é um mundo aberto e muito intenso. Isto simplesmente significa que assim que se você alcança um certo nível, pode ser atacado a qualquer momento por outro jogador. Os servers PVP e PVE serão separados, mas os usuários que desejarem, poderão lutar nos campos de batalha [cenários próprios para PVP]. Os Campos de Batalha irão conectar os servidores PVE e PVP, isto significa que os jogadores no servidor PVE serão capazes de lutar contra os jogadores do server PVP.
UOL: Qual o plano de migração para aqueles que já jogavam nos servidores internacionais? Alguma recompensa para os que ajudarem nos testes do closed/open beta quando o produto final for lançado?
Gatica: Nós queremos ajudar os usuários na transição para os nossos servidores e fazer tudo da maneira mais simples possível. Durante o início do período Open Beta daremos a usuários de servers de outros países um pacote de boas-vindas para ajudar nesta fase de transição. Além disso, distribuiremos muitos itens de participação no período beta.
UOL: O mercado internacional já está no terceiro capítulo do jogo, "The Elder Kingdoms". Onde o jogo brasileiro vai começar? Você pode explicar como o trabalho destes capítulos [que funcionam, na prática, como expansões] afetam a experiência em jogo?
Gatica: "Aventura Eterna" começará [no Brasil] no capítulo II, "The Elven Prophecy", versão 2.1.7, para ser exato. Nós então alcançaremos a versão internacional do jogo bem rápido, até o final do ano, com atualizações a cada duas semanas. Queremos nos certificar de não deixar nada para trás durante o período de transição até sentir que fizemos o melhor para os jogadores existentes e na integração dos novos jogadores.
UOL: MMOs no Brasil têm história de problemas de ferramentas de abuso em jogo (hacks, scams, etc.) e no serviço de atendimento ao cliente. O que você pode dizer sobre a estrutura de suporte a respeito de disputas dentro do jogo, problemas técnicos e de pagamento?
Gatica: Um fato importante é que localizamos o suporte também em língua portuguesa, o que acredito que será de extrema utilidade para que usuários tenham seus problemas resolvidos rapidamente. Nós também temos Game Masters que falam português e que assistirão os jogadores dentro do jogo. A respeito de hacks, estamos criando desde o início forte programação anti-hack em "Aventura Eterna".
UOL: Você pode nos falar um pouco a respeito da localização? A comunidade está a par das traduções e contribui com sugestões?
Gattca: O processo de localização é um processo contínuo. Será uma das nossas prioridades durante o período beta. Como o cliente ainda não foi lançado, os usuários ainda não têm como checar as localizações, mas nós esperamos muito retorno da comunidade. Procuraremos revisar os textos com sugestões para melhorar a localização, pois ninguém sabe melhor sobre o jogo do que os próprios jogadores.
UOL: Quais são os planos de marketing e propaganda para o lançamento oficial?
Gatica: Para o closed beta [testes fechados a convidados], estaremos mais focados no marketing virtual. Durante o open beta [aberto a todos os usuários], nós investiremos na distribuição física de DVDs através de revistas, jornais e eventos locais. Nós queremos criar uma forte presença em eventos culturais para realmente mostrar uma total integração de "Aventura Eterna" com a cultura brasileira.
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