Topo

"Milo" está em desenvolvimento, diz Peter Molyneux

30/06/2010 16h49

Contrariando as informações dadas por Aaron Greenberg, diretor de produto da linha Xbox, Peter Molyneux, diretor da Lionhead Studios, esclareceu ao site GamesIndustry.biz que "Milo" ainda está em desenvolvimento, dando a entender de que o título será, sim, lançado no mercado. O lendário designer aproveitou a ocasião do evento GameHorizon, que começou nesta última terça-feira (29) no Reino Unido.

Anteriormente, Greenberg havia comentado ao site Good Game que "Milo" não seria lançado. "Obviamente 'Milo' é uma demonstração técnica que continua a existir, mas no momento não é um jogo que planejamos lançar no mercado", disse o executivo na ocasião.

"Pobre Aaron Greenberg - ele é da equipe de relações públicas, ele não viu o game desde o último ano, por isso veio com essa resposta previamente pronta de que 'Milo' está em desenvolvimento, mas que ainda era uma demonstração técnica", disse Molyneux. "Sinto pena dele, ele não vê o título há um bom tempo. Se eu gastasse um pouco de tempo com ele para mostrar-lhe o jogo, ele saberia o que está acontecendo. Toda a tecnologia vista na E3 do ano passado realmente funciona", complementou o designer.

Sobre o game em si, Peter Molyneux revelou que optou por mostrá-lo no evento europeu para passar credibilidade ao projeto. "'Milo' é realmente um projeto difícil de produzir e ainda mais difícil de descrever. Tenho uma grande simpatia pelo pessoal da Microsoft de Redmond, pois eles são bastante compreensivos", disse. "Nosso maior desafio é convencer as pessoas que nosso trabalho irá funcionar e alcançar um novo público, ser uma ideia que o público ame de verdade. Para mim, isto é um grande desafio. Convencer as pessoas sobre algo que você está fazendo é uma coisa que pode mudar o mundo", concluiu.

Molyneux pretende mostrar "Milo" novamente no evento TEDGlobal, que ocorre em Oxford, Reino Unido, no próximo mês. Na E3 de 2009, o projeto foi apresentado em um vídeo como um menino virtual que responde ao jogador com inteligência artificial altamente apurada, a partir do uso do Kinect. Na ocasião, o público conferiu uma demonstração onde uma jovem conversava com Milo e interagia até mesmo com objetos, entregando-os ao garoto.



Animais inteligentes

Se "Milo" ainda não tem data para chegar ao mercado, ao menos sua tecnologia dará frutos em outros games compatíveis com o controle de gestos Kinect. Um desses títulos é "Kinectimals", que, segundo Phil Spencer, vice-presidente da Microsoft Game Studios, herdou muitas ideias do projeto de Molyneux.

Durante a E3 deste ano, a revista norte-americana Official Xbox Magazine questionou Spencer sobre a ausência de "Milo" na feira. "A tecnologia de 'Milo' é algo que ainda estamos incubando internamente", explicou o executivo. "Algo legal de se ter Peter Molyneux como diretor criativo na Europa é que você começa a ver algumas das ideias de 'Milo' aparecendo em outros lugares, como em 'Kinectimals'", apontou Phil Spencer.