Topo

"Elder Scrolls IV" e "Diablo" influenciaram "Dragon Quest IX", diz Square

09/07/2010 11h35

"Dragon Quest" é um dos precursores do RPG para videogames e quase um sinônimo de RPG japonês, mas a mais recente edição, a de número "IX", foi inspirada por título ocidentais do gênero, segundo revelou a produtora Square Enix à publicação Game Informer.

De acordo com Ryûtaro Ichimura, produtor de "Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies", alguns games que exerceram esta influência foram "Diablo", da Blizzard, e "The Elder Scrolls IV: Oblivion", da Bethesda.

"O sistema de missões foi inspirado por 'Oblivion', que eu joguei bastante. Gostaria também de citar 'Diablo' como o título que inspirou nossa forma de pensar sobre como manter a motivação do jogador", disse. O produtor apontou o game da Blizzard como inspiração pelo sistema do chamado "controle-motivacional", fazendo com que os jogadores sempre procurem pela melhor arma ou uma melhoria na armadura.

"Não reconhecemos 'Dragon Quest IX' como um dos chamados JRPGs [RPG japonês], a não ser que você queira considerar todos os RPGs criados no Japão como JRPGs", apontou Ichimura, dando a entender que "Dragon Quest IX" não carrega tantos elementos comuns nos títulos deste subgênero dos games de desempenho de papeis.

Aventura multiplayer

No Japão, "Dragon Quest IX" vendeu mais de quatro milhões de cópias, e sua função Wi-Fi "Pass-By Guest" se tornou bastante popular. Nos Estados Unidos, o modo foi rebatizado para "Tag Mode" e consiste em captar dados silenciosamente sobre estatísticas de troca, recordes de batalha e outros dados entre jogadores, bastando que o portátil esteja próximo de outro em modo "sleep".

Sendo este o primeiro episódio canônico da série para Nintendo DS, ele tem como uma de suas características característica o jogo multiplayer, inédito na série. O game usa o Wi-Fi Connection para acessar novas missões e para comercializar itens entre os jogadores.

A série "Dragon Quest" é uma das mais populares do Japão e um dos games pioneiros no estilo RPG. Foi ele que, em 1986, transformou o gênero em algo mais simples e estabeleceu suas bases para os videogames. Hoje, divide com "Final Fantasy" o posto de RPG mais popular do Japão.

Veja trailer do jogo