Primeiras impressões: "Deca Sports Freedom" é boa amostra da safra inicial do Kinect
PABLO RAPHAEL<br> Da Redação
19/07/2010 15h47
O UOL Jogos experimentou "Deca Sports Freedom" em evento para a imprensa nessa segunda-feira (19). O controle do jogo é executado apenas com movimentos captados pelo Kinect, desde menus iniciais até as partidas em si. "Freedom" está em estágio inicial de desenvolvimento e apenas alguns dos esportes estavam disponíveis para teste. Tivemos oportunidade de jogar Arco e Flecha, Patinação Artística e Tênis.
Todos os esportes funcionam através do reconhecimento de movimentos pré-determinados: nas partidas de tênis, há um movimento específico para o saque e outros três para rebater a bola, conforme o efeito desejado. O Kinect também reconhece quando o jogador se move para os lados. São comandos extremamente intuitivos e de fácil assimilação.
O mais divertido está no fato de que o sensor não se limita a rastrear os movimentos específicos para o jogo e reproduz toda sorte de gestos executados pelos jogadores. Erga os braços para comemorar, acene para a platéia ou arrisque uma dancinha e o Avatar na tela fará o mesmo. Um detalhe que parece simples, mas que faz toda a diferença quando o assunto é diversão.
Veja o trailer oficial da E3 2010 |
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A modalidade de Arco e Flecha exige movimentos mais precisos: levante o braço esquerdo para o lado e o direito junto ao peito, como ao apontar um arco imaginário. Então, use a mão direita estendida para apontar o arco para o alvo. Quem já experimentou a função de apontador do Wii Remote reconhece como ela é superior ao uso das alavancas de um controle convencional, e é preciso admitir que usar a própria mão para apontar um disparo é ainda melhor. Após mirar na direção desejada e calcular a influência do vento e da distância no tiro, é só levantar o braço direito para "soltar" a flecha.
Simples e divertido, porém, durante nossa experiência, observamos um atraso nada sutil em um dos tiros. Se o jogador levantar o braço direito e rapidamente colocá-lo de volta na posição original, é possível que o game não compute o movimento e o tiro não seja disparado.
A patinação artística é uma modalidade que já estava presente no primeiro "Deca Sports", mas é muito mais divertida em "Freedom". O jogador realiza uma série de movimentos com o corpo dentro de um ringue de gelo e sua performance é avaliada em cada manobra. Levante uma perna, abaixe o corpo e então salte, gire o corpo e por fim estenda uma perna e os braços para levar a platéia ao delírio. Sustente a posição, equilibrando-se em um pé só pelo maior tempo possível para ganhar mais pontos. Sem dúvida, é uma brincadeira que exige desembaraço dos jogadores, mas não mais do que o necessário para jogar "Dance Dance Revolution" ou "WarioWare: Smooth Moves", do Wii.
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A comparação com títulos como "Wii Sports" ou mesmo os "Deca Sports" de Wii é inevitável. Sobre o tema, Dai Kudo, Diretor de Produtos da Hudson, disse que: "embora o conceito e o público-alvo sejam os mesmos - jogos esportivos casuais para todo tipo de jogador, para toda a família - os jogos 'Deca Sports 3' e 'Deca Sports Freedom' são feitos para proporcionar experiências diferentes. Na hora de escolher qual esporte colocar em um jogo, é preciso ver o que será divertido de jogar com um controle como o Wii Remote e o que será melhor jogado sem controle, com o Kinect".
"Freedom" cumpre bem o papel de oferecer diversão descompromissada para toda a família e ao mesmo tempo funciona como uma porta de entrada para experimentar as possibilidades do novo acessório do Xbox 360.