Topo

Criador da série "Ultima" ganha processo contra ex-empregadora

02/08/2010 19h44

O designer Richard Garriot, conhecido pela criação no começo da década de 1980 da série de RPG "Ultima", recebeu indenização de US$ 28 milhões da empresa coreana NCsoft, alegando quebra de contrato e fraude.

Garriot diz ter sido injustamente despedido da NCsoft em 2008 e perdido milhões de dólares quando a empresa o forçou a vender prematuramente ações da companhia, ao invés de ficar com elas no período de 10 anos caso ele fosse despedido, como estava no contrato.

De acordo com o jornal americano The Statesman, após um julgamento que durou três dias, um júri do tribunal federal em Austin concedeu ao designer a quantia de US$ 28 milhões como indenização.

"Estou extremamente satisfeito com a decisão do júri", disse Garriot em um comunicado. "Os fatos eram claros que a minha saída da NCsoft não foi voluntária. Estou muito satisfeito com o prêmio final".

Já a advogada que representa a NCsoft, Laura Merritt, disse que a empresa coreana está "considerado todas as opções para os próximos passos no processo legal".

Garriot começou a trabalhar para a NCsoft quando a companhia comprou sua empresa em Austin, a Destination Games. Ele então liderou o desenvolvimento de seis anos do RPG sem limite de jogadores "Tabula Rasa", que foi lançado em 2007 com críticas mornas e problemas técnicos. Duas semanas depois da partida de Garriot da NCsoft, a empresa desligou os servidores do game.
Mais
Criador de "Ultima" quer jogo similar à sua obra famosa
Criador de "Ultima" retorna aos games com nova empresa
Criador de "Tabula Rasa" deixa NCsoft