Topo

Primeiras impressões: expansão "Portal Infernus", de "Cabal Online", foca em jogadores de nível alto

DOUGLAS VIEIRA<br> Colaboração para o UOL

13/10/2010 15h28

No mundo dos games online é comum encontrar expansões que apresentem conteúdo para todos os jogadores, do iniciante ao veterano.

Em alguns casos a produtora decide focar em um ou outro grupo, como é o caso de "Portal Infernus" para "Cabal Online", que chega ao game nesta próxima quinta-feira (14) e que UOL Jogos teve oportunidade de testar com exclusividade no escritório da Gamemaxx, empresa responsável pela distribuição do título no Brasil.

Para os fortes

Como o próprio nome sugere, "Portal Infernus" leva os jogadores acima de nível 160 a locais habitados por criaturas demoníacas, algumas chegando a medir o dobro do tamanho do personagem - e estamos falando de inimigos comuns.

Além de impressionar pelo tamanho, os novos adversários oferecem um pouco mais de resistência que outros já existentes no game, exigindo trabalho em conjunto dos jogadores. Três chefes, Keshapone Minisha, Kimzark Sombrio e Manticore, também trazem complicações para os guerreiros que não se unirem.

Para fazer frente a toda essa "tropa do inferno", os jogadores contam com algumas vantagens. A primeira delas é o nível máximo do personagem, que passa de 170 para 180. O novo aumento não muda apenas a forma de encarar o game, mas também traz alguns desafios com o chamado "Clube dos 180", uma espécie de ranking que reúne 180 guerreiros e dá a eles algumas vantagens dentro do jogo ao cumprir missões que prometem alterar as posições constantemente. Também estão previstos prêmios reais para os primeiros que alcançarem tal marca, como iPods.

Veja o trailer de "Portal Infernus"
Nessa atualização cada classe ganha uma habilidade nova de ataque, cheia de efeitos especiais, e outras obtidas em confrontos nas áreas inéditas. Com a chegada delas, a forma de fazer combos, uma das marcas registradas do game, também sofre mudanças e permite mais variações entre os golpes.

Outra novidade destinada aos jogadores de nível alto é a Nova Arena do Caos, que passou por uma reformulação. Agora o limite de jogadores é de sete por grupo, e o tempo para vencer os seis níveis de dificuldade é de 20 minutos. Há mais diversidade de monstros, e o jogador volta para o começo do calabouço caso morra durante o desafio.

"A Nova Arena do Caos promete unir diversos jogadores de níveis elevados. O local recebe mais monstros periodicamente, e caso a primeira leva não tenha sido derrotada eles vão acumulando, exigindo estratégia para limpar a área rapidamente antes que o chefe apareça. Um personagem bem equipado, sozinho, não dura muito tempo por aqui", explicou Bruno Parente, gerente de produto de "Cabal Online".

Armas, Twitter e combates sem limites

Com a chegada do episódio o game também recebe um novo sistema de refinamento de arma, fazendo com que elas ganhem um efeito especial ao atingir o nível máximo, que é +15 (antes era +12). Além disso, agora não há mais o risco de o equipamento quebrar durante o processo. "O máximo que acontece [com a arma] é voltar alguns níveis em caso de falha, fazendo com que o jogador não perca todo o investimento feito", acrescentou Parente.

"Portal Infernus" também traz um sistema de integração do jogo com o Twitter, permitindo o envio de mensagens sem sair do jogo - ideal para anunciar a venda de um item raro ou compartilhar alguma conquista com os amigos.

A expansão conta ainda com reformulações no sistema de guerras em Tierra Gloriosa, que envolve confrontos entre nações. O mapa de confronto é o mesmo para todos os níveis, e os canais existentes sofreram alterações para abrigar os novos níveis. Somado a isso, cinco jogadores de cada nação que se destacam durante a semana são nomeados Portadores e recebem alguns benefícios, como o direito de enviar mensagens para todos os que estão sob o seu comando.

Do que foi apresentado, "Portal Infernus" parece ser a expansão perfeita para fazer com que antigos jogadores retomem a rotina de evolução de seus personagens. No que diz respeito aos novatos, o jeito é esperar alguma novidade para o futuro.