Topo

"Medal of Honor" é primeiro jogo que impede uso de dispositivos piratas no PS3

do Gamehall

14/10/2010 16h32

Buscando combater os avanços da pirataria após o lançamento de controladores USB como o PSJailbreak, a Sony e suas parceiras iniciaram uma nova fase na distribuição de jogos para PlayStation 3, e "Medal of Honor" é o primeiro deles a conseguir bloquear, ao menos temporariamente, a utilização destes acessórios.

O funcionamento do bloqueio é simples. O jogo requer que o sistema do console esteja na versão 3.42, que utiliza uma nova forma de codificação dos dados contidos no disco, impossibilitando o reconhecimento do jogo pelos dispositivos piratas, que só funcionam na versão 3.41.

Lançado no dia 7 de setembro, o firmware de versão 3.42 é uma atualização de sistema para o PlayStation 3, que "inclui, segundo a Sony, recursos de segurança adicionais". Apesar de não confirmado pela empresa, a atualização visa bloquear os recentes destravamentos realizados por ciberpiratas, tal como o acessório PSJailbreak.

Assim, com a atualização obrigatória de "Medal of Honor", o usuário de PSJailbreak terá de escolher entre continuar jogando os games piratas com o firmware 3.41 ou os jogos mais recentes, a partir do 3.42.

Quebrando o sistema

Revelado pelo site Eurogamer em 19 de agosto, o PSJailbreak roda em qualquer porta USB do console e permite copiar ou reproduzir qualquer tipo de código de jogo mesmo que o console esteja atualizado com a última versão do sistema.

Para funcionar, o programa necessita que um jogo original esteja inserido no leitor de Blu-ray do console. Dessa forma, é possível rodar qualquer game que esteja armazenado em um dispositivo externo.

Segundo os criadores, o aparato não apresenta problemas caso o jogador queira participar de partidas online, mas informam que os usuários interessados não devem atualizar o sistema do PlayStation 3.
Mais
Dispositivo promete desbloquear PlayStation 3 para rodar jogos piratas
'Desbloqueador' do PS3 em código aberto já está disponível, diz site