Topo

Vendas de jogos novos são 60% do mercado, diz NPD

do Gamehall

18/10/2010 20h13

De acordo com dados divulgados pela NPD, empresa de estudo de mercado de jogos eletrônicos nos Estados Unidos, os jogos novos em mídia física representam 60% do total de vendas do setor.

Segundo o levantamento, o total arrecadado pelas vendas de jogos novos em mídia física para videogames e computadores no primeiro semestre de 2010 alcançou a marca de US$ 3,7 bilhões, o que representa 60% do total. Já o montante referente aos jogos usados, locação, venda de conteúdo adicional por download, utilização de jogos em redes sociais e venda digital de jogos completos arrecadou 40% do restante, com cerca de US$ 2,6 a US$ 2,9 bilhões.

Apesar de a venda de jogos continuar representando a maioria dos lucros da vendas de jogos, muitas distribuidoras de videogames estão se prevenindo para combater o mercado de jogos usados, incluindo algumas funcionalidades exclusivas somente aos usuários que comprarem o jogo nas lojas.

A EA foi a primeira delas ao incluir o sistema de "Online Pass" em jogos de esporte, como "Madden NFL 11". O produto é um código de cadastro que oferece uma série de benefícios ao comprador do jogo na loja e só pode ser usado uma única vez, dessa forma o eventual comprador do game usado tem que adquirir a "assinatura" para ter acesso ao modo online.