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Primeiras impressões: Com sistema de animais de estimação, "Rappelz" é nova aposta da Gala-Net

DOUGLAS VIEIRA<br> Colaboração para o UOL

10/11/2010 17h10

O mercado brasileiro de games online sem limite de jogadores está cada vez mais forte, prova disso são os games do gênero que entraram em atividade em 2010, como "Combat Arms" e "Grand Fantasia". Para ampliar essa lista, a Gala-Net traz ao país sua nova aposta, "Rappelz", que a equipe de UOL Jogos teve a oportunidade de experimentar no escritório da empresa.

Bichinho lindo

Tudo que você encontra em outros RPGs online está em "Rappelz": sistema de evolução baseado em confrontos contra monstros (conhecidos como "PvE", sigla para Player versus Enemy), chefes, missões dadas por personagens espalhados pelo jogo e por aí vai. Porém, esses não são os destaques do game, que conta com algumas adições interessantes.

O primeiro passo para se aventurar por "Rappelz" é criar um personagem, que pode pertencer a uma das três raças existentes: Gaia, Deva e Asura. Cada uma conta com evoluções próprias, e não apenas isso diferencia cada avatar no campo de batalha, mas também a possibilidade de definir características como a tonalidade da pele do combatente, algo que não é visto comumente por aí.

Guerreiro criado, as portas para um novo mundo se abrem. E um mundo generoso, diga-se de passagem, com construções e ambientes variados e inimigos de diversos tamanhos para enfrentar - para auxiliar os combatentes, o jogo conta com um sistema de diferenciação entre monstros agressivos (que atacam quem passa no caminho) e "calmos" (só revidam se forem acertados): aqui eles aparecem com os nomes nas cores vermelha e branca, respectivamente, e o nível deles também possui diferenciação, indo do roxo (mais fraco que o guerreiro) ao vermelho (mais forte).

Ironia ou não, o principal atrativo do game está relacionado aos oponentes, pois alguns deles possuem um lado mais sentimental e mostram que podem ser excelentes companheiros de aventuras.

"O jogo conta com um sistema de domesticação em que o jogador aprende a capturar e adestrar as criaturas. Todos recebem um companheiro ainda nos níveis iniciais para aprender como funciona a mecânica, que envolve obter uma carta derrotando um oponente e usá-la na tentativa de convertê-lo para a sua causa", explicou Anderson Abraços, coordenador de marketing da Gala-Net.

Tais criaturas são dividas em dois grupos: no primeiro estão aquelas que caminham ao lado do jogador apenas para pegar o "loot" (nome dado às recompensas que ficam no chão ao derrotar o adversário), enquanto no outro se econtram as que auxiliam no combate, e são exatamente essas que ganham destaque no cenário, indo de "indefesas" Fadas capazes de lançar feitiços elementais a um Dragão Branco que pode ajudar atacando e servindo de montaria para o seu dono.

Aliás, é válido dizer que nem todos os parceiros servem como montaria, e ainda que seja uma experiência agradável passear pelos cenários nas costas de uma dessas criaturas, ao montar um deles ambos os personagens ficam impossibilitados de utilizar suas habilidades, mas são atingidos normalmente por oponentes que os alcancem.

Emprestando daqui, adicionando dali

As cartas que domesticam as criaturas não servem apenas para essa função, pois elas, assim como acontece em "Ragnarök Online", oferecem bônus quando usadas nos acessórios, e essa é uma das únicas formas de conseguir alterações nos atributos (além de conjuntos de armaduras completos e magias de reforço), uma vez que não há controle sobre eles ao evoluir.

Além do sistema de cartas, "Rappelz" também tem um multiplicador de experiência que age quando o personagem está "descansado". Esse sistema, parecido com o visto em "World of Warcraft", é oferecido a todos os personagens. Conforme eles lutam o benefício diminui, mas é possível recuperá-lo deixando o guerreiro inativo ou comprando itens com dinheiro real.

No que diz respeito às novidades, uma delas está ligada ao sistema de evolução das habilidades. Ao derrotar um oponente o guerreiro recebe duas quantidades distintas de experiência, e uma delas serve para evoluir as técnicas especiais. As escolhas aqui são livres dentro da árvore de habilidades, e todas contam com um nível máximo que pode ser expandido em mais 10 pontos ao usar uma carta especial.

Para os fãs da famosa modalidade "PvP" (jogador contra jogador), o game oferece tanto os combates na modalidade convencional quanto guerras entre clãs, que aqui funcionam de um jeito diferente: ao invés de qualquer grupo se declarar auto-suficiente e encarar o dono de uma fortaleza, é preciso se classificar durante a semana para os confrontos que ocorrem nos finais de semana, e apenas aqueles que obtiverem um bom tempo derrotando monstros específicos se credenciam para a batalha.

Há um limitador no uso de determinados itens, que está relacionado ao nível do personagem, bem como um sistema de melhoria de armaduras e armas que é feito tanto com dinheiro do jogo quanto com itens. Evidentemente há chances de falha no segundo caso, mas se isso acontecer o investimento não é totalmente perdido, pois há personagens que podem recuperar parte dos itens utilizados no refinamento.

No fim, nota-se a ausência de confrontos entre raças, o que atrairia mais jogadores por conta das diferenças entre cada uma delas. Porém, o sistema de acesso gratuito (com venda de itens especiais por dinheiro real) e a chegada do game com todas as atualizações já lançadas são capazes de garantir vida longa a "Rappelz".