Topo

Falta de investimento impede versões para PC de jogos da Double Fine, explica diretor

do Gamehall

26/11/2010 13h15

A produtora Double Fine, responsável por jogos como "Costume Quest" e "Brütal Legend", respondeu em seu site oficial o motivo de não lançar versões de seus títulos para PC.

Segundo Tim Schafer, fundador da companhia, falta investimento na parte de distribuição dos jogos para serem lançados no PC, sendo que o trabalho da Double Fine é apenas desenvolver os projetos.

"Como desenvolvedores, nós não temos a palavra final sobre os planos de venda dos nossos jogos. Esta é uma decisão da pessoa que está investindo o dinheiro em nosso jogo, ou seja, da distribuidora", disse Schafer na seção de perguntas mais frequentes do site.

Ele admitiu que possui a tecnologia necessária para produzir versões para computadores, mas é necessário um investimento extra para fazer isso, dinheiro esse que a equipe não possui e que não lhes foi financiada por terceiros.

"Até hoje, nossas distribuidoras preferiram não financiar esse trabalho. Não porque eles odeiem jogadores de PC, mas porque eles não veem um retorno financeiro satisfatório", explicou.

Segundo o game designer, a Double Fine sempre pede versões para PC de seus jogos e que continuarão a fazer isso, e que se algum dia tiverem dinheiro suficiente, eles mesmo irão financiar versões para PC de seus jogos.

A Double Fine foi fundada em 2000 por Tim Schafer, famoso pela criação de clássicos como "Grim Fandango", "Full Throttle" e "The Legend of the Monkey Island". Recentemente Schafer contratou seu antigo companheiro da LucasArts, Ron Gilbert, para trabalharem em um novo projeto, ainda não anunciado.

A empresa trabalha atualmente no desenvolvimento de "Stacking", jogo de ação em terceira pessoa que tem como protagonistas as matryoshkas, as bonecas russas de porcelana.

Bonecas russas são tema de jogo da Double Fine