Topo

Criadores de "Project Gotham Racing" podem fechar as portas

do Gamehall

30/01/2011 12h31

Após muitos rumores sobre o futuro nebuloso da Bizarre Creations, a Activision, enfim, confirma a má notícia aos fãs da produtora de "Blur" e da série "Project Gotham Racing". Em entrevista ao site da revista Develop, o gerente mundial para os estúdios da Activision, Coddy Johnson, admitiu que sua empresa "sugeriu" o fechamento da Bizarre Creations aos seus executivos.

"Vou ser claro. Nossa primeira opção foi a de tentar manter esse grupo unido e encontrar um comprador para o estúdio", explicou Coddy Johnson. "Essa decisão de vendê-lo surgiu após meses de cansativas análises que haviam sobre a nossa mesa. Procuramos muito mais pessoas na indústria a fim de encontrar um comprador, mas não conseguimos", finaliza.

A Bizarre Creations é famosa por suas criações de jogos de corrida. Em 1997, a empresa foi responsável por "Formula 1", o primeiro jogo para o PlayStation baseado na principal categoria do automobilismo. A parceria com a Sony se estendeu até o ano seguinte, quando lançou a continuação do game, intitulada "Formula 1: Championship Edition".

Já em 2000, a empresa lançou para o Dreamcast o jogo "Metropolis Street Racing", jogo que serviu como o base para a sua obra mais importante do gênero, a franquia "Project Gotham Racing", para os consoles da linha Xbox. Desde 2007, a empresa foi adquirida pela Activision. Seu último jogo de corrida, "Blur", foi lançado em 2010 para PlayStation 3 e Xbox 360.

Em 2010, entretanto, a parceria com a Activision começou a demonstrar sinais de fracasso após quedas nas vendas de jogos da distribuidora. De acordo com a revista Develop, a distribuidora colocou o Bizarre Creations à venda, mas não encontrou compradores interessados no estúdio. Caso feche as portas, o estúdio deixará aproximadamente 200 profissionais desempregados.