Topo

Música de "Civilization IV" é premiada durante o Grammy Awards

do Gamehall

14/02/2011 18h14

A música "Baba Yetu", composta por Christopher Tin para o jogo de estratégia "Civilization IV", marcou um avanço para os videogames na indústria fonográfica ao vencer o prêmio Grammy Awards no último domingo (13) em Los Angeles, na categoria "Melhor Arranjo Instrumental Com Acompanhamento Vocal" - uma das 109 da cerimônia.

A música, que foi a primeira canção de videogame a ser indicada e a ganhar na mais importante premiação da indústria fonográfica internacional, foi composta em 2005 e concorreu com os temas "Baby" de Roger Treece, "Basead on a Thousand Tru Stories" de Vince Mendoza, "Don't Explain" de Geoffrey Keezer e "Imagine" de Herbie Hancock e Larry Klein.

Durante esses anos, a música ganhou grande popularidade e marca presença no álbum "Calling All Dawns" de Tin, que também recebeu um Grammy na categoria "Melhor Álbum Clássico de Misturas". A música também ficou famosa por participar de concertos musicais, como o Video Games Live (VGL).

Segundo Tommy Tallarico, um dos idealizadores do VGL, "estamos muito orgulhosos pela vitória de Christopher com o Grammy e pelas suas conquistas. Este momento histórico vai manter uma ponte entre a produção de músicas e videogames. É uma honra executar esta música em nosso show", comentou Tallarico.

Como em títulos anteriores, "Civilization IV" começa com a escolha de uma civilização e, com ela, seu governante. São dezoito ao todo e pelo menos oito delas têm dois representantes. Ingleses podem escolher a Rainha Elizabeth, franceses podem escolher Napoleão, indianos terão Ghandi etc. E a escolha não se limita a um boneco que será o líder. Ele tem todo um conjunto de características que influenciará em diferentes campos.

Veja o videoclipe oficial de "Baba Yetu"