Topo

EA renova contrato de exclusividade com a NFL e garante "Madden" até 2013

do Gamehall

16/02/2011 22h08

Os fãs da série "NFL 2K" terão de esperar até 2013 para sonhar em ver um novo jogo da franquia com os times oficiais de futebol americano. De acordo com o jornal Sports Business, a NFL "facilitou" as negociações para renovação de contrato de licença da liga para a EA, garantido exclusividade do esporte até 2013.

Ainda segundo o jornal, tal acordo trata-se de um suposto desconto em US$ 30 milhões que a produtora teria solicitado para obter os direitos sobre a liga nos dois próximos anos.

Apesar de os novos termos do acordo não terem sido divulgados, o presidente do Comitê de negócios da Liga e proprietário do Jacksonville Jaguars, Wayne Weaver, diz que contrato é um reconhecimento dos tempos difíceis e apoio à produtora "É um acordo mutuamente benéfico para a NFL e para um de seus principais parceiros".

Desta forma, a série "Madden" continua sem concorrentes diretos na disputa de melhor jogo licenciado pela NFL. O primeiro acordo de exclusividade entre a liga norte-americana e a EA foi assinado em 2005 com validade de três anos. Em 2008, entretanto, o contrato foi renovado por mais cinco anos.

Do ponto de vista financeiro, o jornal afirma que a NFL está seguindo uma lógica baseada em números. Segundo a publicação, o acordo assinado em 2008 é estimado em centenas de bilhões de dólares em garantias e direitos autorais, o que comprovaria que NFL não tem a intenção de abandonar um projeto que se mostra extremamente rentável.

O realismo do touchdown

Desde os dias de "John Madden Football" no Apple II até a encarnação atual, "Madden NFL" tem sido a principal franquia esportiva da Electronic Arts. Em 2010, a franquia recebeu seu vigésimo segundo título e a longevidade da série supera até mesmo o narrador que lhe empresta o nome, John Madden, aposentado em 2009.

"Madden NFL 11" segue o formato dos games anteriores da franquia, retratando o futebol americano com realismo, tanto em campo quanto na apresentação das partidas, que simula a transmissão dos jogos pela televisão, com vários replays entre uma jogada e outra, anunciantes e estatísticas detalhadas da performance dos atletas em campo. O game oferece a opção de jogar partidas com times clássicos do passado e nesse caso, o jogo é exibido com um filtro "Vintage", que deixa tudo com uma aparência mais antiga e os próprios anúncios exibidos remetem ao visual da época.
Mais
Games preveem campeão da grande final do campeonato de futebol americano