Topo

Cópias usadas de "Socom 4" não vão receber atualizações online

do Gamehall

19/04/2011 12h36

Após a criação do Online Pass - sistema de chaves distribuídas com os jogos originais para coibir o comércio de jogos usados -, muitas produtoras resolveram vender os valiosos códigos separadamente e, assim, faturar uma grana extra e permitir que esses jogos de "segunda mão" acessem o multiplayer.

Pensando nisso e indo além, a Zipper Interactive resolveu inovar ainda mais esse conceito: Cobrar US$ 15 dólares para permitir o multiplayer online de "Socom 4" e oferecer ainda menos conteúdo aos usados em relação ao jogo lacrado na loja.

Intitulado "Socom Pro", o esquema privilegia os consumidores do jogo novo e até permite que os usuários de game usado joguem o multiplayer online, mas esses não terão o mesmo suporte e atualizações dos donos que adquiriam a cópia lacrada.

Além disso, os jogadores "Pro" terão acesso às quatro primeiras listas de ranking, que prevê novas atualizações. Outros conteúdos não oferecidos a quem investir no game usado são as armas M-16 e AK-47, simplesmente duas das mais populares armas de jogos de tiro, além de futuras atualizações nos modos multiplayer competitivos, o que inclui novos mapas e tabelas de pontuações exclusivas.

O código "Pro" de "Socom 4" poderá ser encontrado no PlayStation Network.

Tiroteio, estratégia e sobrevivência

Exclusivo para PlayStation 3, "SOCOM 4" se passa no sudeste da Ásia, onde uma revolução coloca em risco uma passagem marítima vital, similar ao Estreito de Malaca. O jogador encarna o comandante de campo de um grupo de soldados da OTAN que tem a missão de impedir que o comércio internacional seja paralisado por algum atentado.

Sendo um game tático, o modo de comando é um dos mais importantes. Isso é ativado com um botão e permite ordenar diversas ações para os companheiros. Nenhum comando demanda mais de dois toques, e não há submenus. Tudo é feito em tempo real - ou quase. Na verdade, no modo de comando, o tempo flui mais lentamente, e pontos de interesse táticos são mostrados na tela.

O game tem como foco ser realista e, por isso, não tem radar. O jogador precisa avistar os inimigos com seus próprios olhos e, assim, definir a melhor tática, seja através de tiroteios francos ou tentar atacar de surpresa.

Mesmo com essas condições que parecem severas, "SOCOM 4" também pretende ser um game amigável para novatos, ao mesmo tempo que oferece desafios para quem se propõe a isso. Além disso, o modo multiplayer não ficou de lado. Nessa edição, até 32 pessoas podem jogar simultaneamente, e a Zipper promete uma "experiência inédita" para a modalidade.