Topo

Primeiras impressões: interação entre usuários é foco de "Age of Empires Online"

DOUGLAS VIEIRA

Colaboração para o UOL

10/05/2011 13h03

Construir casas, treinar cidadãos e derrotar inimigos. Essas ações são comuns na série “Age of Empires”, e ainda neste ano os fãs de games online terão essa oportunidade em “Age of Empires Online”.

Como já era de se esperar, o que predomina nessa versão é a interação com outros jogadores. A principal delas, e também a mais divertida, é a possibilidade de construir uma cidade, enfeitando-a com diversas peças e abrindo lojas para a venda de artigos, e é exatamente isso que promete atrair a atenção dos demais – em especial daqueles que já não sabem mais como gastar a fortuna que possuem.

Também é possível interagir com outros jogadores em modalidades cooperativas e competitivas. Uma coisa interessante é que a comunidade parece ser bem receptiva, e durante o período de teste pude perceber que vários jogadores ofereciam ajuda aos que estavam perdidos ou não conseguiam cumprir uma missão. Os convites para confrontos também eram constantes, então ação é o que não vai faltar.

A mecânica de jogo, diferente do que parece, é bem amigável e não traz complicações para aqueles que nunca viram um game de estratégia em tempo real na vida (sim, estas pessoas existem e eu era uma delas). Tirando o fato de que você precisa aprender sozinho como mover as suas tropas, outras ações, como gerenciar a sua população e formas de agir no campo de batalha, são explicadas durante as missões, e uma vez aprendidas dificilmente será preciso buscar por essas informações novamente.

A parte “MMO” de “Age of Empires Online” fica por conta da evolução da sua civilização, que é baseada em missões e rende recompensas para o seu exército, além de pontos para comprar habilidades e até novos guerreiros para as tropas – mistura interessante, e o pacote oferecido pela Robot Entertainment e Microsoft, desde já, se mostra promissor.