Topo

Primeiras impressões: com modo cooperativo, "Lanterna Verde" é diversão sem compromisso

PABLO RAPHAEL

da Redação

11/05/2011 11h30

"Green Lantern: Rise of the Manhunters" é o jogo oficial do longa-metragem do herói da DC Comics. Os jogadores mais aficcionados sabem que esse tipo de game costuma ficar aquém de seu potencial, principalmente devido ao curto período de desenvolvimento, sempre atrelado ao lançamento o mais próximo possível da estréia do filme nos cinemas. O jogo do Lanterna Verde é vítima de todos os inimigos dos ditos jogos de filme, mas ainda assim, consegue divertir ao manter as coisas simples.

O jogador controla Hal Jordan, o Lanterna Verde do Setor 2814 - onde fica, por exemplo, a Terra - em seus primeiros dias na Tropa dos Lanternas Verdes. A demonstração começa em Oa, um dos três planetas que aparecem no jogo, e também sede da Tropa e de seus líderes, os Guardiões. Logo no início, o planeta é atacado pelos Caçadores Cósmicos ("Manhunters", no original), um exército de soldados cibernéticos que, ironia do destino, foi criado pelos Guardiões de Oa mas acabou substituida pela Tropa dos Lanternas Verdes. Os soldados de lata estão furiosos e cabe a Jordan, com a ajuda de Sinestro e dos outros Lanternas, acabar com a raça dos Caçadores Cósmicos.

 No controle do Anel

O game emula de forma interessante os poderes do Anel Esmeralda: Hal conta com ataques fracos e fortes, combos e agarrões, que geram efeitos estilosos, como um punho gigante ou um laço para arremessar seus oponentes. Além disso, há ataques especiais, que consomem a energia do Anel e vão desde um taco de beisebol gigante e uma metralhadora giratória até uma marreta capaz de arrancar os inimigos do chão e um eficiente lança-mísseis, entre outros, que são desbloqueados e podem ser aprimorados com pontos de experiência. No fim da fase, um Caçador Cósmico gigante aparece e após uma rápida batalha, é derrubado com a execução de Quick Time Events ao estilo "God of War". Sem dúvida, "Lanterna Verde" segue a cartilha dos games de pancadaria contemporâneos.

Um segundo jogador pode entrar na brincadeira, no controle de Sinestro, a qualquer momento, mas apenas em modo cooperativo local - nada de multiplayer online para a Tropa dos Lanternas Verdes. Sinestro possui exatamente os mesmos poderes de Jordan e quem jogar sozinho dificilemente sofrerá pela ausência de um parceiro na luta contra os Caçadores Cósmicos.

Além da pancadaria, "Lanterna Verde" tem fases de combate aéreo, em que os heróis voam pelo espaço e enfrentam as naves dos Caçadores Cósmicos bem de perto. Nesses momentos, a aventura se transforma em um autêntico "jogo de navinha", ainda que bem simples. É preciso desviar de meteoros e evitar colidir com as naves inimigas, além de disparar raios de energia e mísseis gerados pelo Anel em tudo que vier pela frente.

O visual do jogo pode não surpreender, mas não faz feio. Enquanto Hal luta com os Caçadores Cósmicos, o cenário ao fundo é tomado por naves bombardeando os edifícios e lutando nos céus de Oa, dando uma boa idéia da dimensão do ataque inimigo. Os Caçadores Cósmicos não variam muito em aparência, mas as diferenças sutis entre as unidades permite adotar táticas diferentes para cada uma - embora apertar os botões de ataque forte e fraco sem dó nem piedade também funcione sem problemas.

Se há um grande problema em "Lanterna Verde" é a repetição de alguns elementos. Em Oa, Hal precisa destruir uma fortaleza voadora inimiga. O herói salta até lá e espanca sua carcaça até derrubar a nave. Em seguida, precisa derrubar outra, exatamente igual. E mais uma. Não é divertido e é algo que parece estar lá apenas para estender a duração da batalha. O mesmo vale para os combates com os Caçadores Cósmicos - sempre que surge uma luta nova e um pouco diferente, essa batalha é repetida várias vezes seguidas, o que acaba com a sensação de novidade.

Diversão "pipoca" e com legendas em português

"Lanterna Verde" é completamente legendado em português do Brasil, o que facilita muito na hora de curtir a aventura, que conta também com a voz do ator Ryan Reynolds, que interpreta Hal Jordan no cinema, entre seus dubladores.

De forma geral, o game de "Lanterna Verde" segue o propósito do filme em que se baseia: ser uma aventura divertida e sem grandes pretensões. No PlayStation 3 e no Xbox 360, o jogo pode inclusive ser aproveitado em televisores 3D. Não será um dos melhores jogos de ação do ano, mas espancar Caçadores Cósmicos é uma boa diversão para uma tarde de domingo, principalmente se você tiver um amigo para jogar junto.