Topo

UOL Jogos relembra a história e momentos marcantes da série "Prince of Persia"

CLAUDIO PRANDONI

da Redação

13/05/2011 20h24

A série "Prince of Persia" nasceu meio por acaso, como um desejo quase inconsciente do então jovem programador Jordan Mechner de recriar nos computadores as fantásticas aventuras que via em "Indiana Jones e os Cavaleiros da Arca Perdida" e o clima de "As Mil e Uma Noites" de "O Ladrão de Bagdá", que estreou em 1940.
 
Assim, ele colocou a mão na massa: chamou o irmão para filmar os movimentos do intrépido príncipe, desenhou as fases por conta própria, programou tudo em seu Apple II e foi criando a história aos poucos, conforme via necessidade. Os combates, por exemplo, só surgiram bem depois no ciclo de desenvolvimento, como forma de recompensar mais os jogadores.
 
Desse arroubo criativo veio o primeiro game da franquia, em 1989, que logo foi adaptado para diversas plataformas e gerou uma boa sequência em 1993. A série tentou migrar para o 3D em 1999, mas não deu certo: a brincadeira só funcionou quando a Ubisoft assumiu a grife e deu vida ao aclamado "Sands of Time", que rendeu até um filme de Hollywood e novos episódios.
 
Atualmente, a marca descansa, esperando só por novos anúncios da produtora francesa ou de seu criador, Jordan Mechner, que continua bem ativo, acompanhando as estripulias principescas, seja nos games, cinema ou até quadrinhos. Enquanto isso não acontece, que tal relembrar momentos marcantes da franquia e outras curiosidades com os vídeos e a matéria especial logo abaixo?
 
Veja o irmão de Mechner gravando os movimentos do príncipe
 
Jordan Mecher fala sobre os jogos e o filme da série
 
Veja a luta final de "Prince of Persia" no SNES
 
Lembra do comecinho de "Prince of Persia 2"?
 
Videoanálise de "Prince of Persia: Forgotten Sands"
 
Trailer do filme de "Prince of Persia"