Topo

Relembre "Interstate '76": crise do petróleo, violência veicular e batalhas via modem

da Redação

21/05/2011 13h05

Perseguições e batalhas sobre quatro rodas sempre exerceram uma certa atração entre os jogadores de videogame e o subgênero explosivo dos games de corrida tem muitos representantes, como "Twisted Metal", "Need for Speed: Hot Pursuit" e a série "Burnout". Em 1997, a Activision lançou "Interstate '76", game para PC que levava os combates veiculares para a década de 70, famosa tanto por sua música e pela moda hippie, com seus cabelos compridos, camisas coloridas e calças bocas de sino quanto pelos carrões que percorriam as estradas norte-americanas.

"Interstate '76" se passa em uma realidade alternativa, durante a crise do petróleo de 1976, quando gangues de arruaceiros liderada pelo vilão Antonio Malochio decidem tomar conta do sudoeste americano, percorrendo as estradas com carrões equipados com metralhadoras, lança-mísseis e outras armas igualmente exageradas. A polícia não dá conta de conter os bandidos e entram em ação o herói Groove Champion, sua irmão Jade, seu parceiro Taurus e o mecânico Skeeter.

Mesmo com armas mirabolantes, os carros de "Interstate '76" são baseados em modelos reais, como o Picard Piranha e outros "muscle cars" típicos dos anos 1970. O game da Activision usa o mesmo motor gráfico de "MechWarrior 2" e seu visual poligonal não consegue gerar rostos bem definidos. Para resolver o problema, nas cenas de corte, os rostos dos personagens são definidos por suas longas cabeleiras e óculos escuros enormes e cheios de estilo.

Uma característica importante de "Interstate '76" é a opção de multiplayer online, via modem, em que até 8 jogadores se enfrentavam nas estradas virtuais do modo "Multi Meele". Outras modalidades incluem a campanha T.R.I.P. que conta a história do jogo, "Auto Meele", igual ao multiplayer mas com oponentes controlados pelo computador e "Scenarios", aventuras curtas similares ao modo T.R.I.P. mas com mais opções de carros para o jogador.

O game teve uma sequência, "Interstate '82", que não agradou nem o público e nem a crítica, mas gerou uma ramificação, "Vigilante 8", para os consoles PlayStation e Nintendo 64. Esse jogo, inclusive, ganhou uma versão para Xbox Live Arcade. Relembre "Interstate '76", um clássico da violência veicular nos vídeos a seguir: