Topo

E3 2011: Disfarçado de jogo de ação, adventure leva jogadores de volta ao Parque dos Dinossauros

PABLO RAPHAEL

Enviado especial a Los Angeles

09/06/2011 12h18

"Jurassic Park", uma das franquias mais populares do cinema nos anos 90, já passou algumas vezes pelos videogames, em plataformas que vão do NES até o PlayStation 2 e Xbox. A franquia estreia na geração atual em um formato inesperado: ao invés de um jogo de ação ou um game de tiro, o novo passeio pelo Parque dos Dinossauros é um adventure de apontar e clicar, desenvolvido pela Telltale, de "Sam & Max" e "De Volta para o Futuro".

Segundo o designer Joe Pinney, "Jurassic Park" é uma grande mudança para a Telltale. O game será distribuido em episódios, mas adota um visual mais sóbrio e realista. "Também é o primeiro jogo da produtora onde você pode morrer, comentou Pinney.

A aventura acontece na iha do Parque dos Dinossauros, depois do primeiro filme, e traz dois personagens inéditos que se deparam com pistas sobre os acontecimentos e não sabem, num primeiro momento, da existência dos dinossauros.

O sistema de jogo lembra as mecânicas de adventures recentes, como "Heavy Rain" e "L.A. Noire", com uso frequente de ações contextuais e Quick Time Events. "De fato, o drama interativo da Quantic Dream foi uma grande influência na criação do jogo", revelou Pinney. Os quebra-cabeças em "Jurassic Park" são integrados ao ambiente e atividades corriqueiras como tirar um jipe do atoleiro é, na verdade, um puzzle. Também há trechos de combate com os dinossauros, mas tudo é resolvido com QTEs.

Para os recém-chegados ao gênero, ou simplesmente para quem não tem tanto tempo para se dedicar, o game oferece atalhos interessantes, seja no sistema de navegação, que poupa você de caminhadas inúteis e permite escolher a cena para onde deseja ir. "É uma forma de deixar o jogo mais cinematográfico", diz Pinney. "Nos filmes você não vê os personagens vagando a esmo por aí".

"Jurassic Park" traz em sua trilha sonora músicas dos filmes e é inspirado pelo primeiro longa-metragem, mas traz referências também aos livros de Michael Crichton. O game será dividido em episódios, seguindo a fórmula da Telltale. "E se o jogo for bem recebido pelo público, nada impede o lançamento de uma segunda temporada", concluiu o designer  Joe Pinney.