E3 2011: Disfarçado de jogo de ação, adventure leva jogadores de volta ao Parque dos Dinossauros
"Jurassic Park", uma das franquias mais populares do cinema nos anos 90, já passou algumas vezes pelos videogames, em plataformas que vão do NES até o PlayStation 2 e Xbox. A franquia estreia na geração atual em um formato inesperado: ao invés de um jogo de ação ou um game de tiro, o novo passeio pelo Parque dos Dinossauros é um adventure de apontar e clicar, desenvolvido pela Telltale, de "Sam & Max" e "De Volta para o Futuro".
Segundo o designer Joe Pinney, "Jurassic Park" é uma grande mudança para a Telltale. O game será distribuido em episódios, mas adota um visual mais sóbrio e realista. "Também é o primeiro jogo da produtora onde você pode morrer, comentou Pinney.
A aventura acontece na iha do Parque dos Dinossauros, depois do primeiro filme, e traz dois personagens inéditos que se deparam com pistas sobre os acontecimentos e não sabem, num primeiro momento, da existência dos dinossauros.
O sistema de jogo lembra as mecânicas de adventures recentes, como "Heavy Rain" e "L.A. Noire", com uso frequente de ações contextuais e Quick Time Events. "De fato, o drama interativo da Quantic Dream foi uma grande influência na criação do jogo", revelou Pinney. Os quebra-cabeças em "Jurassic Park" são integrados ao ambiente e atividades corriqueiras como tirar um jipe do atoleiro é, na verdade, um puzzle. Também há trechos de combate com os dinossauros, mas tudo é resolvido com QTEs.
Para os recém-chegados ao gênero, ou simplesmente para quem não tem tanto tempo para se dedicar, o game oferece atalhos interessantes, seja no sistema de navegação, que poupa você de caminhadas inúteis e permite escolher a cena para onde deseja ir. "É uma forma de deixar o jogo mais cinematográfico", diz Pinney. "Nos filmes você não vê os personagens vagando a esmo por aí".
"Jurassic Park" traz em sua trilha sonora músicas dos filmes e é inspirado pelo primeiro longa-metragem, mas traz referências também aos livros de Michael Crichton. O game será dividido em episódios, seguindo a fórmula da Telltale. "E se o jogo for bem recebido pelo público, nada impede o lançamento de uma segunda temporada", concluiu o designer Joe Pinney.
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