Topo

Double Fine readquire direitos sobre distribuição de "Psychonauts"

do Gamehall

16/06/2011 20h26

A Double Fine Productions, de "Brütal Legend" agora é a detentora sobre os direitos de distribuição de "Psychonauts", cultuado jogo de aventura criado pela mesma em 2005.

O anúncio foi dado pela programadora sênior de mecânica da Double Fine, Anna Kipnis, que contou empolgada a novidade em seu perfil no Twitter.

Com isso, a Double Fine poderá tomar a decisão que bem entender quanto aos futuros lançamentos da série, já que apesar de contar com o direito sobre a propriedade intelectual do jogo, sua distribuição estava a cargo da Majesco desde o seu lançamento.

Como o contrato com a distribuidora expirou, o time de Tim Schafer terá mais liberdade para pensar no futuro da série sem depender de terceiros, além de eventualmente receber pela distribuição do título em serviços de venda digital de jogos, como o Steam e Xbox Live.

Apesar da empolgação de Kipnis, o líder da Double Fine, Tim Schafer, explicou ao site Gamasutra que algumas questões contratuais deverão ser revisadas antes de qualquer distribuição e possíveis lucros com a série.

"É verdade que os direitos do jogo foram readquiridos pela Double Fine, mas há alguns detalhes que precisam ser trabalhados e contratos para serem revisados e assinados. Após isso ser superado, nós teremos algumas novidades para anunciar (e não é 'Psychonauts 2')", diz.

Aventura surreal

"Psychonauts" conta a história de Raz, um jovem que foge da casa dos pais para participar de um campo de treinamento de agentes paranormais. Essa escola do governo, porém, se dá na forma de um acampamento para crianças, dando uma breve ideia da atmosfera surreal do game. Durante sua aventura, Raz descobre mais sobre seu passado, assim como o de outros personagens, entre eles alunos e professores (e até alguns outros alvos inusitados das explorações psíquicas do protagonista).

Lançado em 2005 pela Majesco, o jogo criado por Tim Schafer e sua produtora Double Fine teve versões para PC, Xbox e PlayStation 2.

Veja a análise de "Psychonauts"