Topo

Diretor de "Final Fantasy Tactics" entra para a Level-5 e fala em fazer games com apelo infantil

Da Redação

29/06/2011 12h38

De acordo com a mais recente edição da revista japonesa Famitsu, Yassumi Matsuno, diretor de "Final Fantasy Tactics", passou a fazer parte da produtora Level-5 (famosa por séries como "Professor Layton" e "White Knight Chronicles") e está trabalhando num game original.

Matsuno é um dos mais respeitados game designers do Japão - dois de seus jogos, "Vagrant Story" e "Final Fantasy XII", estão na seleta lista de títulos com pontuação máxima na Famitsu - e até então estava trabalhando como freelancer. Antes, o designer passou por companhias como Quest e Square Enix.

Segundo Akihiro Hino, presidente da Level-5, Matsuno terá liberdade total para desenvolver seu projeto. O executivo conta que iniciou as conversas um ano antes e que lhe propôs fazer um game original, e não uma continuação de outros games.

Por enquanto, existe apenas uma arte de seu novo projeto, que mostra personagens com ares medievais, como cavaleiros, vikings, magos e arqueiros. Não se sabe para qual plataforma será lançado esse game, mas Matsuno disse para a revista que pretende fazer games que seus sobrinhos e estudantes do ensino fundamental também possam jogar. Em tom de brincadeira, ele disse ter mágoa que as crianças não jogavam seus games e, em vez disso, preferiam títulos como "Inazuma Eleven" (um RPG de futebol da própria Level-5, cuja série só foi lançada no Japão).
 


Título compacto

O designer também disse que não pretende ficar dois anos desenvolvendo um game e que quer mudar sua imagem de "criador de jogos épicos". Assim, pretende trabalhar num jogo "compacto" e o desafio é colocar o máximo de diversão que um game por download possa suportar. Matsuno diz que somente ideias originais podem salvar a indústria de games e que aqueles que possuem talento devem ter o papel de desbravadores. Para ele, fazer um novo "Tactics Ogre" ou "Vagrant Story" é fácil, mas isso apenas repete o que já foi feito antes.

 Por fim, lembra que, quando encontrou a mesma liberdade de criação da Level-5, o resultado foi "Ogre Battle", uma mistura de RPG e estratégia em tempo real que marcou época no Super Nintendo. Assim, a produtora Quest chamou a atenção de gigantes como a Square Enix, que contratou os principais talentos da companhia, Matsuno entre eles.