Fãs se revoltam, mas Nintendo não lança trio de RPGs do Wii na América; conheça a "Operation Rainfall"
Nos últimos meses, donos de Wii reclamam de falta de novos jogos para o videogame. De fato, até mesmo na edição 2011 da E3, maior feira de games que aconteceu no início de junho nos EUA, a própria Nintendo deu pouca atenção para o console, mostrando mais novidades para portátil 3DS e o sucessor Wii U.
Para piorar, a empresa dá pouca atenção aos raros títulos exclusivos que saem para o videogame, geralmente lançados primeiro no Japão, casos de "Xenoblade", "Last Story" e "Pandora's Tower".
Com o objetivo de trazer esses três grandes RPGs ao Ocidente, um grupo de jogadores criou uma campanha para mobilizar o maior número de pessoas e convencer a Nintendo de que essa alternativa pode ser viável lucrativamente.
Revolta popular: funciona com a Nintendo?
A mobilização teve início no dia 22 de junho no fórum do site americano IGN, quando um dos membros, cansado pelo excesso de reclamações e falta de ação da Big N, resolveu criar três modelos de cartas que deveriam ser enviados em datas diferentes para lotar as correspondências do centro de serviço ao consumidor da Nintendo. A partir de então, centenas de jogadores começaram a escrever para Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America.
No dia seguinte, um outro membro do mesmo fórum lembrou aos demais de que “Xenoblade”, antes conhecido como “Monado: Beginning of the World”, estava disponível para pré-compra na Amazon, popular site norte-americano de compra e venda. A ideia era estimular a compra em massa do produto para fazer o seu ranking de procura subir ao topo dos mais pedidos da loja.
Após a aprovação dos outros usuários, foi criado um e-mail de contato que iria avisar a todos a hora exata para a compra na Amazon. A partir desse momento a campanha ganhou o nome de “Operation Rainfall”. Além de criar o blog oprainfall.blogspot.com, os organizadores partiram para as mídias sociais: @OpRainfall no Twitter, Pandora Blade no Facebook e OperationRainfall no Youtube. Quanto maiores as possibilidades de contato com a NoA, melhores as chances de resposta.
A essa altura a campanha conseguira mobilizar fãs de várias partes do mundo. Apesar da dificuldade de mandar cartas físicas para os Estados Unidos, muitos brasileiros se inscreveram nas mídias sociais e começaram a mandar mensagens de apelo à Nintendo. Até os europeus, que já receberam a confirmação da empresa japonesa de que “Xenoblade” virá à Europa (inclusive com edição especial, que traz um Classic Controller vermelho), também ajudaram a causa e fizeram pré-compra na Amazon.
No sábado (25 de junho), “Monado: Beginning of the World” chegou ao topo da lista dos best-sellers do site de vendas, à frente até mesmo de “The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D”.
A semana seguinte foi repleta de rumores e afirmações falsas de que “Xenoblade” estaria finalmente confirmado para os EUA. De todas as mensagens que a NoA enviou via Twitter, Facebook e email, a única resposta era de que a Nintendo estava ciente do apelo dos fãs.
Mas na quarta-feira (29 de junho), a dona de Mario e Zelda jogou um balde de água fria na cabeça de todos. Em um breve texto via twitter, a empresa colocou fim a essa história: “Obrigado por serem incríveis fãs! Infelizmente a NoA continua sem planos para lançar estes três games agora”. No Facebook a mensagem foi um pouco maior: “Obrigado pelo entusiasmo. Nós prometemos uma resposta e aqui está ela. Nós nunca dizemos ‘nunca’, mas podemos confirmar de que não há planos para trazer estes três games para a América no momento. Obrigado pela paixão e por serem ótimos fãs!”.
Seria este o triste episódio final dessa novela? Comente no final da notícia o que você acha das atitudes tomadas pelos fãs e pela própria Nintendo.
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