Topo

Só no Japão: celulares Android são nova fronteira dos games eróticos

AKIRA SUZUKI

Da Redação

01/07/2011 17h22

O Japão é considerado uma das maiores indústrias de games do mundo (ainda que esteja perdendo terreno para o Ocidente), com franquias famosas internacionalmente. Só que existe um lado menos conhecido: o país também tem um prolífico mercado de games sensuais e eróticos, quase sempre feito para PC (as fabricantes de consoles não gostam desse tipo de game na plataforma deles).

Agora, esses jogos mais desinibidos estão ganhando espaço nos celulares Android: a distribuidora M-trix anunciou que pretende abrir uma loja especial somente com esse tipo de conteúdo, e que também terá games somente para adultos. Para o iPhone, vão sobrar os jogos mais inocentes, já que pornografia não entra na iTunes App Store.

A M-trix afirma que produtoras famosas do gênero venderão seus jogos na loja, casos da C;drive, Moonstone e Nitro+ (esta última é responsável por "Steins;Gate", cuja versão para PSP sagrou-se o segundo título mais vendido da semana no Japão).

Aniversariantes

Em 2011, a franquia de RPG "Dragon Quest", amada pelos japoneses, vai fazer 25 anos. Para comemorar, claro, a Square Enix planeja uma coletânea dos três primeiros games para Wii. E como fazer para os nipônicos comprarem pela enésima vez a trilogia de Cedric? Dizer que vem com imagens de "Dragon Quest X", o próximo game da série. Esse coletânea está prevista sair em 15 de setembro.

Primeira trilogia

  • Reprodução

    "Dragon Quest I-II-III" é coletânea que comemora os 25 anos da série e vem com imagens do inédito "Dragon Quest X"

Outra série que sopra velinhas é "Secret of Mana", que faz 20 anos. Para ela, a Square Enix prepara um box com a trilha completa da franquia, que teve oito games até agora. Ao todo, são dez CDs: oito deles com as trilhas originais mais dois com versões arranjadas. O pacote também traz um DVD com entrevistas dos criadores e uma medley tocada por uma orquestra. Esse box aparece nas lojas japonesas em 14 de setembro.

Tokyo Game Show com menos brilho

E a Tokyo Game Show está mais que confirmada - acontece de 15 a 18 de setembro -, mas deve ter menos expositores neste ano. A provável razão é o grande terremoto seguido de tsunami que acometeu o Japão em março passado e grande parte das empresas estrangeiras resolveu deixar para outra ocasião. Até o momento, estão previstos 146 expositores (sendo 34 de fora do país). Em 2010, 194 companhias apareceram na Tokyo Game Show.

Devido ao racionamento de energia, a organização prevê economizar 25% de eletricidade em relação ao ano passado. As lâmpadas serão substituídas por LEDs, que consume menos, e as escadas rolantes para descer serão desligados. Neste ano, devem ganhar mais atenção os games para PlayStation Vita, os jogos sociais e os títulos para celulares.