Topo

Criador de "NBA Jam' se despede da EA para trabalhar na Zynga

do Gamehall

15/07/2011 22h13

Após liderar a EA no recomeço da franquia "NBA Jam" para a atual geração de consoles, o criador do jogo, Mark Turmell, está deixando a empresa.
 
Segundo aponta o blog americano Kotaku, o executivo pediu demissão do cargo de diretor criativo para trabalhar na Zynga, produtora focada em jogos de redes sociais, como "CityVille", "Mafia Wars" e "FarmVille".

Criador do "NBA Jam" original de 1993, Turmell entrou na Electronic Arts em 2010 e trabalhava no estúdio EA Tiburon. Em resposta, a companhia agradece a colaboração do executivo "Nós agradecemos a contribuição de Mark para a Tiburon e a EA Sports, desejando-lhe o melhor para seu futuro".

A saída de Mark Turmell segue uma onda de desligamentos recentes na EA. Além dele, deixaram a empresa o produtor de "MAdden NFL" Phil Frazier e Ian Cummings, diretor criativo de "Madden 12". Além disso, os executivos John Schappert e Steven Chiang já haviam trocado a produtora de "FIFA" para trabalhar na Zynga.

Apesar de não ser um nome muito conhecido atualmente, Mark Turmell foi um dos responsáveis pelo sucesso dos fliperamas esportivos da Midway na década de 90. Além de "NBA Jam", Turmell tem seu nome eternizado pela criação de "NFL Blitz", além do jogo de aventura com visão superior "Smash T.V." Na EA, ele atuou na produção dos títulos de futebol americano "Madden" e "NCAA Football".

Boom Shaka-Laka!

Em "NBA Jam", a mecânica segue a mesma do jogo original lançado nos anos 90 para arcades e sistemas de 16 bits: jogadores escolhem dois atletas dos vários times da NBA para disputas na quadra. Os controles são simples de aprender e eficientes, respondendo de forma rápida e precisa. Além disso, o movimento dos jogadores contam com poses exageradas e divertidas, com voos incríveis e piruetas durante as enterradas.

O jogo tem versões para PlayStation 3, Xbox 360 e Wii, além de conversões portáteis para dispositivos móveis da Apple.

Políticos americanos se enfrentam em "NBA Jam"