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Só no Japão: queda de preço aquece vendas do Nintendo 3DS

AKIRA SUZUKI

Da Redação

12/08/2011 18h06

Com o robusto corte de preço do Nintendo 3DS no mundo inteiro, o portátil voltou a ser procurado nesta quinta-feira (11) no Japão. Aproveitando o novo valor, o clima foi de um relançamento, com filas - modestas, é verdade - nas lojas. O modelo que mais saiu das prateleiras foi Flare Red, vermelho.

Mesmo sofrendo com a falta de jogos, muitos compradores levaram junto um cartucho. O mais vendido foi "Pokémon Rumble Blast", um dos lançamentos da semana, mas as conversões de "The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D" e "Star Fox 64 3D" também foram bem procurados.

Resta saber se o sucesso vai ser duradouro e se os jogos de peso no final do ano, como "Super Mario 3D Land" e "Mario Kart 7", farão finalmente decolar a propagação do Nintendo 3DS.

Por falar em Nintendo, a companhia abriu um site especial para os 25 anos de "The Legend of Zelda" no Japão e lançou um concurso curioso: fazer uma animação no "Flipnote" baseada na série. Instruções detalhadas estão no site oficial da Nintendo (em inglês). Veja abaixo um exemplo de animação (o nível é bem alto, como se pode perceber):

"ZELDA" NO "FLINOTE"


Censura

No passado, houve jogos japoneses que eram modificados nos Estados Unidos devido a temas polêmicos - "Final Fight", para Super Nintendo, teve as "moças" Roxy e Poison substituídas por inimigos genéricos do sexo masculino. Mas, agora, com uma classificação etária rigorosa, são os jogos ocidentais que sofrem censura na Terra do Sol Nascente.

O primeiro a sofrer modificação foi "Deus EX: Human Revolution", que eliminou uma cena de vísceras a mostra e teve objetos sexuais retirados de um mapa. Mesmo assim, o game recebeu o selo Z, para maiores de 18 anos. Ao menos, os conteúdos extras de pré-venda no Ocidente estarão disponíveis em todos os discos japoneses do game.

Outro título em que a tesoura entrou em ação foi "Dead Island". Nele, não haverá cenas de desmembramento de seres humanos, somente de zumbis, coitados. As vísceras também causaram problemas e sofrerão uma modificação na cor.

MENOS VIOLÊNCIA EM "DEAD ISLAND"

  • Divulgação

    Classe zumbi sofre: no Japão, somente os mortos-vivos poderão ser desmembrados

AS TOP 10 PUBLISHERS

1Nintendo20%
2Bandai Namco14,9%
3Konami11,4%
4Level 56,4%
5Capcom6%
6Sega-
7Atlus-
8Sony Computer Entertainment Japan-
9Rockstar Games-
10D3 Publisher-
  • Fonte: Enterbrain


Campeões de julho

A Enterbrain, empresa que edita a revista japonesa Famitsu, divulgou a lista das editoras de games que mais arrecadaram em julho. Em primeiro ficou a Nintendo, que lançou o sucesso "Rhythm Heaven" para Wii. Já a Bandai Namco se deu bem com uma nova versão de "Taiko Drum Master" e "Tales of the Abyss".

Japoneses querem PS Vita

A mesma Enterbrain conduziu uma pesquisa com 2 mil pessoas para conferir a quantas anda o interesse dos japoneses com relação ao PS Vita, o próximo portátil da Sony. Segundo o estudo, estima-se que 1,6 milhão de pessoas pretendem comprar o aparelho até seis meses depois do lançamento. É, no mínimo, o mesmo nível de interesse em relação ao PSP, que vendeu 1,41 milhão de unidades nos seis primeiros meses.

GANHANDO POPULARIDADE

  • Divulgação

    PS Vita tem potencial de 1,6 milhão de compradores em seis meses de lançamento, segundo empresa de marketing Enterbrain