De "Resident Evil" fracassado a franquia de sucesso: "Devil May Cry" completa dez anos
Há dez anos, mais precisamente em 23 de agosto de 2001, era lançado no Japão o game "Devil May Cry", repleto de ação com espada e tiros da Capcom e com exclusividade para o PlayStation 2.
O jogo era estrelado pelo caçador de demônios Dante que, por ironia do destino, nasceu meio humano, meio endiabrado graças à genética de seu pai, um poderoso ser que deflagrou uma revolução infernal dois mil anos atrás.
Contudo, uma curiosidade chama mais a atenção em "Devil May Cry" do que a própria essência demoníaca do protagonista. Produzido originalmente para ser o primeiro "Resident Evil" para o PlayStation 2, o criador do jogo, Hideki Kamiya, e seu grupo, batizado de "Team Little Devil", chegou a visitar a Espanha em busca de castelos para influenciar os cenários do novo "RE".
Kamiya, entretanto, foi orientado por Shinji Mikami a se desligar da popular franquia de zumbis da Capcom, pois ambos acreditavam que o jogo estava ficando muito diferente daquela série. Uma vez livre das amarras que prendiam o jogo em "Resident Evil", Kamiya teve mais facilidade para incluir diversos elementos que fizeram de "Devil May Cry" um jogo tão diferenciado, seja em estilo, seja na mecânica de ação frenética.
Ao todo, a série conta com quatro versões já lançadas. Além da primeira lançada em 2001 para o PlayStation 2, uma sequência saiu para o mesmo console em 2003. Dois anos depois, "Devil May Cry 3: Dante's Awakening" levou a série pela primeira vez ao PC, cujo lançamento foi simultâneo ao da plataforma da Sony.
O quarto e último título lançado até agora chegou a três plataformas diferentes: Xbox 360, PC e PlayStation 3, mas um próximo capítulo está em desenvolvimento para PlayStation 3 e Xbox 360, intitulado "DmC Devil May Cry".
Caça-Demônios moderno
Definitivamente, Dante não é um rapaz de muita sorte. Ele é um dos gêmeos nascidos da união de Sparda, um demônio que se rebelou contra o líder de sua espécie, e Eva, uma humana que foi a responsável pela mudança na personalidade do amado.
Por conta dessa união, Dante e seu irmão, Vergil, ganharam metade de suas essências vindas do inferno. Após a morte do pai, ambos cresceram sob a tutela da mãe, até que ela foi brutalmente assassinada por soldados vindos das profundezas, provavelmente enviados por Mundus, o líder do mal que se revoltou contra a traição de Sparda.
Dante então decide empregar seus poderes do capeta em uma agência de caça a demônios - aptamente batizada de 'Devil May Cry'. Nela, o cara desempenha um papel de caça-demônios dos tempos modernos e se aproveita de suas habilidades sobre-humanas para se vingar dos soldados do tinhoso.
Assista a videoanálise de "Devil May Cry 4"
Destruindo tinhosos com estilo
Um dos fatores que diferenciam tanto "Devil May Cry" de "Resident Evil" é a sua mecânica que privilegia a ação frenética. Como um ser superpoderoso, Dante não precisa se preocupar com número de balas e munição contada. Ao contrário, ele corre, pula, dá espadadas e tiros sem economia com seu par de armas "Ebony' e 'Ivory".
Como as pistolas não precisam ser recarregadas, Dante pode fazer combinações enormes de tiros com os golpes de sua espada Rebellion em cenas rápidas que inspiraram boa parte dos jogos de ação que o sucederam, como "Ninja Gaiden" e "God of War".
Outra característica marcante da franquia é o incentivo recebido pelo sistema de notas desses combos. Ao conseguir unir os golpes, o jogo avalia a perícia do jogador com adjetivos que vão de Dull (chato), e crescem progressivamente por Cool (Legal), Bravo e outros, incentivando jogadores a brincar de malabarismo com seus oponentes.
Futuro com raízes ocidentais
A Capcom diz em seu site oficial que a franquia já vendeu mais de 10 milhões unidades entre todas as versões lançadas desde o lançamento em 2001. Como parâmetro, apenas "Devil May Cry 4" teve mais de 2,3 milhões de cópias vendidas, sendo a quinta série mais popular da produtora.
À frente dela estão os fenômenos de vendas e de popularidade "Resident Evil" (com 46 milhões acumulados), "Street Fighter" (31 milhões) "Mega Man" (28 milhões) e "Monster Hunter" (18 milhões).
Desde "Devil May Cry 4", as vendas de jogos da série seguem estagnadas, tanto que o jogo foi ultrapassado por "Monster Hunter" desde 2009, que teve ao todo 17 títulos, contra 13 do rival.
Para o futuro, a franquia "Devil May Cry" pode reverter esse quadro graças a "DmC Devil May Cry", novo jogo da série em desenvolvimento pela divisão americana da Capcom e pela Ninja Theory, estúdio responsável por "Heavenly Sword" e "Enslaved".
A próxima entrada na série de ação da Capcom apresenta um Dante mais novo e promete dar vida nova à franquia. O título ainda não possui uma data de lançamento prevista.
"DmC" é o primeiro jogo da série produzido por um estúdio ocidental. Antes dele, todos os "Devil May Cry" foram produzidos internamente pela Capcom, no Japão.
Combates intensos em "DmC Devil May Cry"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.