TGS 2011: "Ninokuni" é RPG japonês tradicional e de qualidade no PS3
E se a Disney decidisse criar uma história e personagens exclusivamente para um jogo de videogame? Isso é mais ou menos o que acontece em "Ninokuni", RPG de PlayStation 3 feito em parceria entre a produtora Level-5 (da série "Professor Layton") e o Studio Ghibli, de obras premiadas como "A Viagem de Chihiro" e "Meu Vizinho Totoro".
Finalmente anunciado para o ocidente, o RPG de PlayStation 3 era um dos títulos presentes no estande da Sony - já que sua produtora, a Level-5, não participou da TGS neste ano. Aqui o protagonista é Oliver, um menino de 13 anos cuja mãe morre misteriosamente, mas ele descobre que pode revivê-la explorando um mundo paralelo, onde encontra versões diferentes de pessoas que já conhece.
O visual faz jus à expectativa que carrega: é soberbo, com cores vibrantes, animações fluidas e um estilo que remete a "Dragon Quest VIII", com filtro de cel shading.
As batalhas misturam combates em turnos com ação em tempo real e pitadas de games de treinar monstros. No início de cada rodada, você seleciona quem lutará: o próprio heroi Oliver ou dois de seus monstrinhos. Cada um tem vantagens e estilos distintos, o que acrescenta uma boa dose de estratégia - seria melhor usar o monstrinho que usa uma espada, o que é bom em magias de fogo ou Oliver mesmo, que dispõe de mais tipos de habilidades?
Um detalhe ausente na TGS é o livro de magias de verdade que acompanha o game. Alguns enigmas só podem ser solucionados olhando no livro, que replica o que Oliver ganha no jogo, por sua vez.
De resto, é o mais puro RPG oriental, com imensos mapas-mundis para explorar, veículos para utilizar (a demo da feira tinha um navio movido a vapor) e uma trilha sonora linda, feita por Joe Hisaishi, notório de outros trabalhos do Studio Ghibli.
Para quem reclama da falta de bons JRPGs no mercado hoje em dia, "Ninokuni" é uma produção de primeira categoria que deve suprir essa necessidade com louvor. Exclusivo do PS3, o game sai no fim de novembro no Japão e um vago "início de 2012" como janela de lançamento no ocidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.