UOL Jogos testou: "Assault Horizon" renova "Ace Combat" com combates aéreos eletrizantes
CLAUDIO PRANDONI
Enviado especial a Londres
26/09/2011 09h15
"Ace Combat: Assault Horizon" é o primeiro game da série a utilizar o mundo real como palco para suas batalhas aéreas e busca injetar uma forte dose de ação e adrenalina à marca, conforme explicou o produtor Katuzoki Kono durante visita de UOL Jogos à Bandai Namco no Japão no meio do mês de setembro.
Nesta última semana tivemos a oportunidade de testar tanto missões da campanha single player quanto do multiplayer e comprovar que a equipe está no caminho certo - e sem perder a identidade da grife na operação.
Logo de cara, algo que empolga e chama a atenção é a presença de helicópteros entre as opções de máquinas voadoras. Com controles bem diferenciados dos tradicionais caças, traz uma bem vinda variedade.
Outro ponto de destaque é a câmera sempre perto dos veículos e a velocidade alucinante, que confere um estilo "filme de ação" ao game e sintetiza bem essa proposta de tornar "Assault Horizon" uma experiência intensa.
No comando de um caça, por exemplo, ao engatar uma perseguição contra o inimigo é possível ativar o Dogfight Mode, apertando os dois gatilhos do controle, que deixa a câmera ainda mais próxima e atua como se fosse um minigame de tiro: basta deixar a mira sobre o oponente e lançar mísseis quando a retícula ficar vermelha.
Simplifica bastante a ação, mas deixa os combates eletrizantes, ainda mais pelo detalhado visual em alta definição das máquinas, que acaba contrastando de forma negativa com os cenários planos e pouco definidos do solo.
No modo multiplayer a experiência não foi tão agradável por conta da falta de variedade. Na fase em que pudemos jogar, tudo girou em torno de caçar o adversário em uma arena aérea sem obstáculos, o que não foi lá muito emocionante. Quem sabe, até o lançamento do game para PS3 e Xbox 360 a Bandai Namco consiga corrigir essa falha.