Topo

Com 35 milhões vendidos, "Tomb Raider" de Lara Croft faz 15 anos

AKIRA SUZUKI

Da Redação

08/11/2011 08h15

Se "Tomb Raider" fosse uma pessoa, já poderia fazer um baile de debutante. Foi há 15 anos que nasceu o famoso game de exploração de sítios arqueológicos, assim como sua protagonista, a musa virtual Lara Croft.

Ela, uma aristocrata inglesa, foi uma das primeiras mulheres a protagonizar um game e que não ficou confinado no mundo dos bits. Sua popularidade extrapolou os games, e Lara passou para o imaginário popular, aparecendo em quadrinhos, livros, desenho animado e dois filmes de Hollywood.



Nesses 15 anos, foram vendidos cerca de 35 milhões de cópias dos games e os longa-metragens feitos em Hollywood geraram quase US$ 500 milhões de bilheteria, tornando-se um dos poucos filmes baseados em games que deram certo (tanto em termos mercadológicos como artísticos).

O próximo jogo da série, simplesmente intitulado "Tomb Raider", está previsto para sair no final de 2012, com versões para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.
 

Curiosidades de "Tomb Raider" e Lara Croft

Lara Croft foi reconhecida, em 2006, como a "personagem feminina de videogame de maior sucesso" pelo Livro Guinness de Recordes.
Seis mulheres serviram de modelo oficial para Lara Croft até agora: Rhona Mitra (1997), Nell McAndrew (1998), Lara Weller (1999), Lucy Clarkson (2000), Jill de Jong (2002), Karima Adebibe (2006 a 2007) e Alison Carroll (2008 a 2010).
Além delas, Nathalie Cook (1996) e Vanessa Demouy (1997) representaram a personagem em eventos isolados.
No Brasil, a modelo Ellen Roche encarnou a aristocrata inglesa no lançamento do filme "Tomb Raider: A Origem da Vida", de 2001.
Aliás, a Lara Croft mais famosa de todos os tempos é a atriz Angelina Jolie, que protagonizou os dois filmes de "Tomb Raider" feitos em Hollywood.
Lara Croft também apareceu em quadrinhos, desenho animado e romances, e três parques de diversões dos EUA e Canadá fizeram atrações baseadas no game.
Lady Croft também já apareceu num show da banda irlandesa U2, além de estampar a capa da revista The Face.
Os seios da Lara Croft original foram frutos de um "acidente": quando concebia o modelo virtual da personagem, o artista Toby Gard aumentou o tamanho dos peitos em 150%. A mudança foi mantida, por insistência da equipe.
Em Derby, onde se localiza o estúdio Core Design, produtora dos primeiros jogos da série, há uma rua chamada Lara Croft.
Segundo a Eidos, publisher da franquia até 2009, a série "Tomb Raider" vendeu 35 milhões de cópias até a edição "Underworld". Esta, por sua vez, teve 2,6 milhões de unidades enviados para o varejo, sendo que 1,5 milhão foram vendidos de fatos para os consumiodores até 27 de fevereiro de 2009.