Com 35 milhões vendidos, "Tomb Raider" de Lara Croft faz 15 anos
Se "Tomb Raider" fosse uma pessoa, já poderia fazer um baile de debutante. Foi há 15 anos que nasceu o famoso game de exploração de sítios arqueológicos, assim como sua protagonista, a musa virtual Lara Croft.
Ela, uma aristocrata inglesa, foi uma das primeiras mulheres a protagonizar um game e que não ficou confinado no mundo dos bits. Sua popularidade extrapolou os games, e Lara passou para o imaginário popular, aparecendo em quadrinhos, livros, desenho animado e dois filmes de Hollywood.
Nesses 15 anos, foram vendidos cerca de 35 milhões de cópias dos games e os longa-metragens feitos em Hollywood geraram quase US$ 500 milhões de bilheteria, tornando-se um dos poucos filmes baseados em games que deram certo (tanto em termos mercadológicos como artísticos).
O próximo jogo da série, simplesmente intitulado "Tomb Raider", está previsto para sair no final de 2012, com versões para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.
Curiosidades de "Tomb Raider" e Lara Croft
Lara Croft foi reconhecida, em 2006, como a "personagem feminina de videogame de maior sucesso" pelo Livro Guinness de Recordes. |
Seis mulheres serviram de modelo oficial para Lara Croft até agora: Rhona Mitra (1997), Nell McAndrew (1998), Lara Weller (1999), Lucy Clarkson (2000), Jill de Jong (2002), Karima Adebibe (2006 a 2007) e Alison Carroll (2008 a 2010). |
Além delas, Nathalie Cook (1996) e Vanessa Demouy (1997) representaram a personagem em eventos isolados. |
No Brasil, a modelo Ellen Roche encarnou a aristocrata inglesa no lançamento do filme "Tomb Raider: A Origem da Vida", de 2001. |
Aliás, a Lara Croft mais famosa de todos os tempos é a atriz Angelina Jolie, que protagonizou os dois filmes de "Tomb Raider" feitos em Hollywood. |
Lara Croft também apareceu em quadrinhos, desenho animado e romances, e três parques de diversões dos EUA e Canadá fizeram atrações baseadas no game. |
Lady Croft também já apareceu num show da banda irlandesa U2, além de estampar a capa da revista The Face. |
Os seios da Lara Croft original foram frutos de um "acidente": quando concebia o modelo virtual da personagem, o artista Toby Gard aumentou o tamanho dos peitos em 150%. A mudança foi mantida, por insistência da equipe. |
Em Derby, onde se localiza o estúdio Core Design, produtora dos primeiros jogos da série, há uma rua chamada Lara Croft. |
Segundo a Eidos, publisher da franquia até 2009, a série "Tomb Raider" vendeu 35 milhões de cópias até a edição "Underworld". Esta, por sua vez, teve 2,6 milhões de unidades enviados para o varejo, sendo que 1,5 milhão foram vendidos de fatos para os consumiodores até 27 de fevereiro de 2009. |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.