Série "Halo" e primeiro Xbox completam 10 anos de vida nesta terça-feira (15)
Há uma década, em 15 de novembro de 2001, a Microsoft fez sua estreia na indústria de consoles domésticos ao lançar o Xbox.
O aparelho, que apostava forte na arquitetura de hardware inspirada nos computadores para facilitar o desenvolvimento de jogos, tinha uma poderosa placa de vídeo da Nvidia capaz de superar os rivais PlayStation 2 e GameCube em gráficos.
Sua vida útil, entretanto, durou apenas quatro anos, ao dar lugar em 2005 ao sucessor Xbox 360. Contudo, sua biblioteca de jogos deixou um legado inesquecível, com títulos como "Halo", "Project Gotham Racing", "Forza Motorsport", "Dead or Alive 3" e outros exclusivos, casos de "Jet Set Radio: Future" e "Toe jam & Earl 3", da Sega e "Dino Crisis 3", da Capcom.
Halo e a popularização dos FPS em consoles
Paralelamente ao Xbox, "Halo: Combat Evolved" também comemora 10 anos nessa terça-feira (15). O jogo criado pela Bungie foi pensado originalmente para Mac, mas acabou lançado na estreia do Xbox no mercado americano.
Apesar de ser lembrado pela primazia técnica e narrativa, seu grande feito foi provar que os jogos de tiro em primeira pessoa poderiam ser popularizados nos consoles, oferecendo belas batalhas em multiplayer local e mecânica perfeitamente adaptada para o controle do videogame.
Para celebrar o aniversário do título, a Microsoft lançou neste mês de novembro o game "Halo: Combat Evolved Anniversary", para Xbox 360, que atualiza o clássico com visual em alta definição, multiplayer online e até funções controladas pelo sensor de movimentos Kinect.
"HALO ANNIVERSARY" É HOMENAGEM AO PRIMEIRO JOGO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.