Topo

"FIFA 12" enfrenta "Pro Evolution Soccer 2012" no PlayStation 2; confira qual é o melhor

ANDRÉ FORTE

Colaboração para o UOL

26/12/2011 15h30

A disputa nos gramados virtuais de "Pro Evolution Soccer 2012" e 'FIFA 12' chega a seu capítulo final no PlayStation 2, um console que, apesar de ter nascido na geração passada, ainda oferece muita diversão para boa parte dos jogadores que ainda não migraram para as plataformas atuais.

Em ambos os casos, o jogador encontrará uma boa oferta de modos de jogo, com destaque a sempre interessante Master League do "PES" e o modo de carreira com controle do goleiro em "FIFA". Já a mecânica permanece inalterada em relação a dos anos anteriores, com suas virtudes e defeitos intocadas pelos produtores.

Confira abaixo o que há de melhor e pior em cada um, e escolha qual mais se adequa às suas necessidades de craque dos gramados virtuais:

Todas as ligas da versão para consoles e PC, incluindo campeonatos oficiais de Portugal, Inglaterra, MLS (americana) e mexicana.Ligas OficiaisInglesa (sem licença da maioria), francesa, Italiana, holandesa, espanhola e times de ligas variadas, como Boca Juniors e Celtic, além da Libertadores e Champions League.
Todos os times oficiais da série A do Brasileirão 2011, com exceção de Atlético Goianiense, Avaí, Figueirense, América -MG, Ceará e Internacional.Times BrasileirosCorinthians, Cruzeiro, Internacional, Fluminense, Grêmio e Santos, mas só podem ser usados nos modos de campeonato e amistoso da Libertadores.
Apesar dos jogadores mais populares mostrarem feições parecidas com as de suas contrapartes reais, o visual geral dos atletas lembra o de bonecos de plástico. Além disso, a animação é mais fraca do que a do rival "PES 2012".VisualMesmo com motor gráfico ultrapassado, consegue oferecer um bom visual de boa parte dos jogadores mais badalados da Europa, além de alguns craques de destaque em times sul-americanos, como Elano, Ganso e Neymar.
A tradicional narração com sotaque britânico marca presença, mas a falta de emoção imposta pelo locutor não chega a empolgar como as piadas de Silvio Luiz. A torcida desempenha um bom papel, com gritos e cantos específicos dos times mais conhecidos.SomGanha de goleada, oferecendo toda a seleção eclética das versões principais. O ponto alto, entretanto, é a opção de idioma em português, com narração de Silvio Luiz e comentários de Mauro Beting.
Sentindo a ação implacável do tempo, a mecânica de "FIFA 12" em nada lembra o renovado e complexo sistema de controles e física do jogo principal. É parecida com a de "Pro Evolution", porém mais cadenciado e sem brilho.MecânicaOs controles campeões da geração passada permanecem aqui. O ponto fraco é a alta velocidade da partida, com ritmo mais agitado do que no jogo de PS3. Boa parte dos dribles marcam presença, mas fintas como a simulação de falta sumiram.
Oferece uma experiência reduzida de boa parte dos modos da versão PS3, como o de Carreira, com opção para jogador, jogador-treinador e treinador, temporada e o Lounge, que funciona como o community do "PES 2012". Além disso, o interessante modo de controle do goleiro está presente. Como bônus, o sistema de Accomplishment substitui os troféus e conquistas das versões principais com desafios diversos a ser completados.Modos de jogoAbsolutamente tudo o que existe nas versões maiores está aqui: Liga Master, Become a Legend, Champions League, Libertadores, Comunidade e modo de edição completo, com exceção do editor de estádioss e compatibilidade com a EyeToy para tirar fotos.
  • 1949
  • view
  • pos
  •  
  • {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }