Primeiro filme de "Senhor dos Anéis" faz 10 anos; relembre jogos da saga
Em dezembro de 2001, "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" chegou aos cinemas, levando legiões de fãs à loucura, com uma representação fiel e emocionante da saga de fantasia escrita por J. R. R. Tolkien. No embalo dos filmes, vieram os games: são títulos de ação, estratégia e RPG, que até hoje aproveitam a licença cinematográfica.
Mas a relação dos videogames com "Senhor dos Anéis" é muito anterior aos filmes de Peter Jackson: muitos dos primeiros programadores eram "nerds" por excelência e liam os livros de Tolkien, discutiam em fóruns - que na época envolviam a troca de cartas e até, pasmem, encontros ao vivo - e jogavam RPG "de mesa", como o clássico "Dungeons & Dragons".
Assim, na hora de criar aventuras nos computadores, foi natural que a obra de fantasia servisse de inspiração para os jogos, como o adventure de texto "Crack of Doom", em que o hobbit Sam Gangee invade a torre de Cirith Ungol para resgatar Frodo, entre outros.
Lá e de volta outra vez
Os games diretamente ligados aos filmes, lançados para computador e para os consoles de 6ª geração - PC, PS2 e Game Cube - são lembrados como casos raros de licenças cinematográficas, os chamados "tie-in", que resultaram em bons jogos. Títulos mais recentes, como "War in the North", exploram passagens que são apenas citadas nos livros, expandindo o universo de Tolkien.
Dos primeiros adventures até um RPG online sem limite de jogadores, "Senhor dos Anéis" foi cenário para muitos jogos e mais ainda devem vir por aí, com a chegada de "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada" aos cinemas em dezembro de 2012.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.