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Brasil tem 2,5 milhões de consoles 'oficiais', segundo Ubisoft

Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

19/01/2012 15h20

Em um mercado de games como o brasileiro, que não conta com pesquisas regulares de uma instituição neutra como o NPD, nos EUA, e ainda é assolado pelas vendas no contrabando, obter números sobre vendas de consoles e jogos é difícil. Some-se a isso a resistência das empresas a divulgar tais dados, e torna-se tarefa quase impossível saber o tamanho do mercado.

Base instalada de consoles ‘oficiais’ no Brasil em 2011

PlayStation 31,4 milhão
Xbox 360700 mil
Wii400 mil

Quebrando o padrão, a Ubisoft, baseada em pesquisas internas e nas próprias vendas da empresa, resolveu divulgar alguns números, a começar pela base instalada de consoles “oficiais”, que seria de 2,5 milhões de aparelhos. O PlayStation 3, com 1,4 milhão é o líder, com o dobro de unidades do Xbox 360, que vem logo atrás.

Ao todo, segundo a empresa, o Brasil é um mercado de US$ 700 milhões e, ao final de 2012, a expectativa é a de que ultrapasse o México, chegando a 4,5 milhões de videogames.

O diretor da Ubisoft no Brasil, Bertrand Chaverot, aproveitou para divulgar também dados de vendas de alguns dos jogos da empresa, com especial destaque para “Assassin’s Creed Relevations”, que já totaliza 150 mil cópias, sendo 100 mil delas no PS3:

JOGOS DA UBISOFT NO BRASIL

TÍTULOVENDAS
Assassin’s Creed Relevations150 mil (sendo 100 mil no PS3 e 50 mil no Xbox 360)
Just Dance 330 mil
Rocksmith3.000

Jogos ainda mais baratos em 2012

O executivo deixa no ar a possibilidade de vermos games mais baratos ainda em 2012, já que até o final do ano a empresa planeja produzir os games no Brasil, através de parceiros como a Sony DADC e a Arvato Games.

Em relação ao Jogo Justo, Chaverot afirmou que a Ubisoft é simpática ao movimento e lembrou que apoia a iniciativa desde o início: "Fizemos juntos a primeira operação com 'Assassin's Creed Brotherhood' a R$ 99 por um dia".

Mas, quanto aos R$ 99 cobrados por "Rayman Origins" e mesmo os demais preços reduzidos da empresa, não houve relação com o movimento: "O Jogo Justo  faz a sua parte, mas não tem nada a ver especificamente com o preço do 'Rayman Origins'”.