Topo

Criador de "Prince of Persia" promete distribuir código-fonte do jogo na internet

Do Gamehall

01/04/2012 16h13

Conhecido pela criação do clássico "Prince of Persia", o desenvolvedor Jordan Mechner anunciou em seu blog pessoal que encontrou o código-fonte do primeiro jogo da série, lançado para o computador Apple II em 1989.

De acordo com Mechner, ele recebeu de seu pai uma caixa com raras cópias lacradas de "Prince of Persia" e "Karateka", e também vários disquetes de 3.5" - para os mais novos, eram as mídias utilizadas antes do CD-ROM.

Ao explorar os disquetes, Mechner encontrou o código-fonte de sua maior criação, digitado por ele mesmo, décadas atrás.

Para a alegria dos amantes dos games e entusiastas da programação, Mechner prometeu disponibilizar o código original na internet, o que poderá abrir espaço para versões diferentes de "Prince of Persia" feitas por fãs.

CONHEÇA O "PRINCE OF PERSIA" ORIGINAL DE APPLE II

  •  

Aventura cinematográfica

A série "Prince of Persia" nasceu meio por acaso, como um desejo quase inconsciente do então jovem programador Jordan Mechner de recriar nos computadores as fantásticas aventuras que via em "Indiana Jones e os Cavaleiros da Arca Perdida" e o clima de "As Mil e Uma Noites" de "O Ladrão de Bagdá", que estreou em 1940.

Assim, ele colocou a mão na massa: chamou o irmão para filmar os movimentos do intrépido príncipe, desenhou as fases por conta própria, programou tudo em seu Apple II e foi criando a história aos poucos, conforme via necessidade. Os combates, por exemplo, só surgiram bem depois no ciclo de desenvolvimento, como forma de recompensar mais os jogadores.

Desse arroubo criativo veio o primeiro game da franquia, em 1989, que logo foi adaptado para diversas plataformas e gerou uma boa sequência em 1993. A série tentou migrar para o 3D em 1999, mas não deu certo: a brincadeira só funcionou quando a Ubisoft assumiu a grife e deu vida ao aclamado "Sands of Time", que rendeu até um filme de Hollywood e novos episódios.