Topo

"Steel Battalion" tenta agradar com co-op online, mas Kinect deixa a desejar

Pablo Raphael

Do UOL, em Roma*

12/04/2012 14h51

  •  

Utilizar o Kinect nos jogos ditos hardcore é uma experiência em que poucos estúdios se arriscaram até hoje. A aposta da Capcom neste sentido é "Steel Battalion: Heavy Armor", jogo de tiro com robôs gigantes inspirado em um clássico 'cult' do primeiro Xbox.

O jogo, anunciado em 2010, estava disponível para teste no Captivate 2012, evento para imprensa em Roma, na Itália. UOL Jogos experimentou algumas partidas de "Heavy Armor" e concluiu que, ao menos por enquanto, o Kinect não é a solução ideal para substituir o enorme controle do "Steel Battalion" original.

A idéia da Capcom é boa: utilizando o controle do Xbox 360 e gestos em direção à tela, você controla um grande robô de combate, ou mecha, como é conhecido esse tipo de veículo. Porém, enquanto o controle responde bem - e é divertido trocar tiros com outras máquinas de guerra - o mesmo não pode ser dito do Kinect.

O Kinect seria uma ferramenta para aumentar a imersão do jogador no comando do "Vertical Tank". Na prática, funciona ao contrário: você está no interior de um veículo apertado, como um tanque. Mas está vendo isso de longe, pois o Kinect exige espaço para funcionar.

Ao realizar certas tarefas, como operar o periscópio do VT, é preciso ficar de pé e colocar as mãos ao redor dos olhos - como um binóculo. Levantar durante o jogo não aumenta a imersão, só faz você lembrar que está de pé no meio da sala, fingindo olhar por um binóculo.

  • Divulgação

    Durante a campanha, você cria vínculos de amizade com a equipe de seu Vertical Tank

Interagir com os membros do seu time, pelo menos, é divertido. Você precisa dar uns tapas na cara de soldados em pânico e pode cumprimentar os colegas após detonarem um chefão, por exemplo.

Não foram poucas as vezes em que ao erguer a mão para puxar uma alavanca ou apertar um botão no painel de controle, o jogo entendeu o comando errado e pressionou outro comando. Fora da ação, são falhas irritantes, mas no calor do combate, esse tipo de erro é o caminho direto para o desastre.

É de se esperar que a produtora refine os controles, mas, com o lançamento marcado para 19 de junho, talvez isso só seja possível com atualizações posteriores, distribuidas por download.

Com a ajuda dos amigos

"Steel Battalion" terá um modo cooperativo para até 4 jogadores online, separado da campanha principal. A justificativa da Capcom é que a campanha se concentra muito em sua narrativa e jogar com amigos nesse modo diminuiria a imersão.

Para um console com tradição em campanhas co-op, como atestam "Gears of War", "Halo: ODST" e "Halo Reach", é uma pena não ter a opção de jogar lado a lado com os amigos em uma guerra contra robôs gigantes, mas apenas em alguns mapas, que são liberados conforme você progride na campanha principal.

  • Divulgação

    Na variação "Score Attack", os 4 jogadores competem pela maior pontuação na partida.

"Steel Battalion: Heavy Armor" foi desenvolvido em parceria entre a Capcom e a From Software, de "Armored Core" e dos cultuados "Demon's Souls" e "Dark Souls". Ambientado em 2082, o jogo se passa durante uma guerra mundial semi-futurista, em que você controla o piloto norte-americano Lt. Powers e sua equipe em um "Vertical Tank", última palavra em tecnologia militar.

O cenário de "Heavy Armor" é interessante, com um mundo alterado pela tecnologia e uma boa guerra mundial para envolver o jogador. As paisagens não são grande coisa: parecem saídas da primeira leva de jogos do Xbox 360, mas os Vertical Tanks estão caprichados e com um aspecto bastante realista.

Por mais louvável que seja a tentativa da Capcom de combinar os comandos por gestos do Kinect com o controle convencional do X360, o resultado ainda está longe do ideal.

Ao invés de imergir o jogador na experiência de "Steel Battalion", o Kinect acaba por expulsá-lo daquele 'mundinho' virtual, com erros irritantes que estragam uma experiência que poderia ser divertida, se limitada ao bom e velho joystiq.

VEJA CENAS DE AÇÃO EM "STEEL BATTALION: HEAVY ARMOR"

  •  

*O jornalista viajou a convite da Capcom