Topo

O que esperar da E3: curiosidade e desconfiança pelo Wii U pontuam apresentação da Nintendo

Do UOL, em São Paulo

30/05/2012 17h13

Mistério é palavra de ordem nos bastidores da Nintendo. A única certeza é que veremos a revelação completa do Wii U, numa difícil tentativa de reprisar o impacto causado pelo anúncio pleno do primeiro Wii, há seis anos.

Seja o videogame apresentando por Shigeru Miyamoto vestido de maestro ou não, fato é que pairam ainda muitas dúvidas com relação ao inusitado controle em formato de tablet e o poder gráfico do aparelho.

Será que a Nintendo esconde ainda alguma carta na manga, alguma funcionalidade não revelado do joystick? E a linha inicial de jogos, será o bastante para convencer o público a adquirir um novo aparelho?

NINTENDO APRESENTA "NEW SUPER MARIO BROS. Mii"

  •  

E3 2012 É NO UOL JOGOS

Não perca um detalhe da maior feira de jogos do mundo: dia 4/6, às 14h e às 22h, e dia 5/6, às 13h, o UOL Jogos transmitirá ao vivo e em português as coletivas de Microsoft, Sony e Nintendo.
Saiba mais

Os jogos do Wii U

A produtora já anunciou que mostrará um novo game do Super Mario para o videogame. Um terceiro "Pikmin", comentado há anos, também deve pintar, assim como um batalhão de franquias conhecidas da empresa.

Por sua vez, fica a expectativa com relação aos jogos third party confirmados para o console. "Darksiders II" e "Batman: Arkham City" foram alguns dos jogos mais hardcore mostrados em 2011. Quem mais embarcou na nova empreitada da Nintendo de lá pra cá?

Sobre o Nintendo 3DS, a estrela deve ser "New Super Mario Bros. 2", ladeado por mais um punhado de bons títulos para o portátil - isso, claro, se a empresa tiver bala na agulha para manter o bom ritmo de lançamentos para o portátil.

O que nós queremos ver

A apresentação da Nintendo na E3 2011 empolgou, mas não convenceu. Gostaria de, neste ano, ver a empresa cumprindo as promessas e mostrando não apenas uma boa linha de jogos first party (lançar um console com um novo Super Mario seria ótimo!), mas também que ganhou a confiança de outras empresas.

Mais do que "Zelda" e "Metroid" em alta definição, o Wii U poderia se tornar lar também das próximas versões de "Call of Duty", "Assassin's Creed", "FIFA" e tantas outras franquias de renome. Por que não sonhar até com uma versão de "GTA V" para o Wii U? Seria a prova definitiva de que a Nintendo reconquistou de vez a estima das produtoras third party.
Claudio Prandoni, editor-assistente de UOL Jogos

O que, afinal, é o Wii U? Qual é o posicionamento do console em relação à geração atual e, especialmente, em relação à vindoura nova geração de consoles? Como assegurar que não aconteça ao Wii u o que ocorreu com seu antecessor?

Gostaria muito de ver estas questões respondidas na E3, embora ache difícil que isso de fato aconteça, levando em conta que, no final das contas, a E3 é um show.

Das três fabricantes de console, a Nintendo é aquela na situação mais emblemática. Aspectos outrora colocados em segundo plano pela empresa, como qualidade gráfica e conectividade, não poderão passar novamente em branco.

Porém, à essa altura, não basta apenas fazer algo como Sony e Microsoft já estão fazendo; é preciso ir além.

A bola está como a Nintendo, mais uma vez.
Theo Azevedo, editor de UOL Jogos