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E3 2012: minigames de "Nintendo Land", para Wii U, alternam altos e baixos

Akira Suzuki

do UOL, em Los Angeles

07/06/2012 19h26

Uma das novidades apresentadas na conferência da Nintendo nesta E3 foi "Nintendo Land", um título descrito por Reggie Fils-Aime, presidente da companhia para os Estados Unidos, como um grande parque virtual de diversões para os avatares Mii.

Pelo que foi apresentado em vídeos e também através de uma sessão de perguntas e respostas com Katsuya Eguchi, produtor de jogos do Wii U, "Nintendo Land" é um título essencial para o próximo console da companhia - assim como "Wii Sports" foi para o Wii -, já que serve também como um lobby que reúne seu Mii e de seus amigos.

É possível explorar o parque temático e nas extremidades há vários portões, que levam para várias atrações - como são chamados os minigames desse jogo -, todas elas baseados em séries clássicas da história da Nintendo. Segundo a companhia, serão 12 minigames na versão final, e na E3 estavam disponíveis cinco deles.

Além deles, Eguchi havia mostrado, em vídeo, um pouco da sexta atração, um game de corrida à la "F-Zero". Ainda segundo o produtor, os minigames são basicamente multiplayer, mas haverá também modalidades para um jogador.

  • Divulgação

    "Nintendo Land" oferece modalidades de jogo multiplayer no Wii U

Cardápio variado

Uma das atrações mais interessantes foi o "Luigi's Ghost Mansion". Nele, até cinco jogadores disputam uma partida e é exemplo perfeito do "multiplayer assimétrico" que "Nintendo Land" proporciona, segundo a companhia, em que se combina modos cooperativo e de versus. O jogador com o controle GamePad, aquele com a tela, comanda um fantasma com o objetivo de capturar os Miis do time adversário.

  • Divulgação

    Atirar shurikens como um ninja é uma das brincadeiras de "Nintendo Land"

Estes, por sua vez, devem tentar capturar o fantasma, que está invisível na tela da TV (só aparece no GamePad). Para isso, contam com uma lanterna, que, serve como arma e também para ressuscitar os outros jogadores caídos. A forma mais comum de saber se o fantasma está por perto é pela intensidade de vibração do Wii Remote. Assim, é importante que o time dos Miis se comuniquem o tempo todo.

O minigame "Luigi's Ghost Mansion" é um dos mais divertidos justamente pela regra de jogo bem azeitada e pela relativa profundidade de estratégia. Já "Donkey Kong's Crash Course" surpreendeu por ser mais difícil e complexo do que aparenta em imagens.

Nessa atração, o jogador controla um carrinho inclinando o Game Pad. Só que o terreno é bem acidentado, e basta um solavanco maior para perder uma vida. A pista começa a ficar realmente complicada quando se precisa usar botões de ombro para controlar elevadores e outras plataformas articuladas.

Coletânea

"Animal Crossing: Sweet Day" lembra "Luigi's Ghost Mansion", mas aqui o perseguidor controla dois personagens ao mesmo tempo - cada um deles comandados por uma das alavancas direcionais. Neste jogo, o time de Miis precisa fugir e pegar 50 bolinhas.

Por fim, "Takamaru's Ninja Castle" é basicamente um jogo de tiro ao alvo, em que estrelas ninjas são lançados passando a mão sobre a tela de toque, como se estivesse mesmo atirando shurikens; e "The Legend of Zelda: Battle Quest" consiste numa aventura em que os jogadores com Wii Remote lutam com espadas e aquele com o GamePad atira arco e flecha. Ambos são bastante simples e com mecânica de jogo rasa.

No fim das contas, um game que sirva de rede social e com 12 minigames tem bastante conteúdo, principalmente se comparados aos títulos essenciais do Wii, como "Wii Sports" e "Wii Play". Porém, ao menos até agora, a impressão que fica é a de serem atrações de vida curta para jogadores hardcore.