Topo

E3 2012: "Epic Mickey: Power of Illusion" é tributo ao clássico "Castle of Illusion"

Akira Suzuki

Do UOL, em Los Angeles

08/06/2012 12h41

Quando a Disney anunciou que "Epic Mickey: Power of Illusion" teria o mesmo jeitão de "Castle of Illusion", de 1990, imagino que as melhores memórias daqueles que jogaram o clássico da Sega para o Mega Drive tenham vindo à tona. E, finalmente, aqui na E3, foi mostrado o game ao vivo.

Logo no primeiro pulo, foi possível notar o quanto "Power of Illusion" se espelha em "Castle": o game para Nintendo 3DS tem o mesmo ritmo cadenciado do clássico de 1990. Mickey praticamente flutua ao pular. Como no original, trata-se basicamente de um game de plataforma em 2D, quase como um "Super Mario Bros." com o camundongo da Disney no lugar do bigodudo da Nintendo.

Peter Ong, diretor de criação da Dreamrift, que cuida da produção de "Power of Illusion", admite que "Castle of Illusion" é uma grande influência. "Estamos tentando resgatar o que era divertido no original mas também trazer de volta os movimentos do Mickey - você viu como ele pula sobre os inimigos, funciona da mesma maneira -, o som de quando ele pula ou pega itens, o estilo de música e tudo que tenha o clima de 'Castle of Illusion'".

WARREN SPECTOR FALA SOBRE "POWER OF ILLUSION"

  •  

Magia na ponta da caneta

Mas, claro, nem tudo fica no passado, afinal esse é um jogo da série "Epic Mickey". Sendo assim, um dos principais elementos da mecânica de jogo é o pincel mágico. Com ele, Mickey pode construir ou apagar objetos na tela. A tela de toque, basicamente, mostra uma versão simplificada da tela principal e destaca quando existe um objeto interativo.

Na fase de tutorial, por exemplo, pede-se que se desenhe uma ponte. Aí, o jogador tenta tracejar com a caneta na tela de baixo. Quanto mais fiel ao traço, mais qualidade terá o objeto a ser materializado. Além disso, dá para colocar objetos especiais usando itens. Isso é usado, por exemplo, quando há um inimigo inalcançável, e o jogador pode fazer aparecer um peso para eliminá-lo.

  • Divulgação

    As fases de "Power of Illusion" se passam em desenhos da Disney como "Peter Pan"

Cada fase de  "Epic Mickey: Power of Two" acontece num mundo diferente do universo Disney. Ong confirmou cenários de "Enrolados", Peter Pan" e "Aladdin". E, se serve de referência, contou que personagens como Branca de Neve e Cinderela também estarão no game.

Tio Patinhas aparece quase logo no começo, e perguntado se Warren Spector, um fã confesso de "Ducktales" e supervisor da série "Epic Mickey", pediu para que o personagem fosse colocado, Ong disse que levou primeiro essa ideia para ele. "Fiquei preocupado, pois ele gosta tanto de 'Ducktales' que poderia não querer colocar nesse jogo, mas em algum outro, mas, felizmente, tudo mundo quis que ele aparecesse [em 'Power of Illusion']".

Vendo "Epic Mickey: Power of Illusion" na minha frente, ficou a impressão que vai conquistar na hora quem tem saudades de "Castle of Illusion". Os movimentos, a animação, o estilo de arte e o som emulam o título original de 1990. Mas, ao mesmo tempo, não pareceu datado, caindo muito bem na proposta do Nintendo 3DS e de seu público.

"Epic Mickey: Power of Illusion" está previsto para sair nos Estados Unidos em 18 de novembro.