Topo

E3 2012: Filosofia "multi tela" define ideias de Microsoft, Sony e Nintendo; conheça as propostas

Claudio Prandoni

do UOL, em São Paulo

08/06/2012 11h03

Mais do que uma feira para ver novidades, a E3 serve também como um espelho para novas tendências no mundo dos games.

Nesta edição 2012, vimos o arco e flecha surgindo como uma nova e inusitada opção de arma em diversos jogos de ação.

Pelo lado dos periféricos e novas tecnologias, o que se viu foi um grande cortejo ao uso de telinhas periféricas, para auxiliar a jogatina e muito mais.

Cada uma das três principais fabricantes apresentou propostas diferentes de uso de telinhas adicionais. Confira quais são.

MICROSOFT

A grande novidade da conferência pré-E3 da Microsoft foi o Xbox SmartGlass, um aplicativo que será disponibilizado para smartphones e tablets - inclusive para aparelhos com sistemas Android e iOS.

Com ele é possível compartilhar conteúdo do Xbox 360 com telas de outros aparelhos. Por exemplo, em um jogo de futebol americano pode-se escolher estratégias por meio da tela do tablet. Em um game de RPG, a telinha do celular pode exibir um mapa com informações sobre itens e inimigos.

A novidade não ficará restrita a games, já que serviços de vídeo e música também serão compatíveis com o serviço. Por enquanto, não há data de lançamento prevista ou mesmo preço definido para o Xbox SmartGlass.

VEJA O APLICATIVO XBOX SMARTGLASS EM AÇÃO

  •  

SONY

Das três empresas, a Sony é a de estratégia mais tímida com relação à filosofia "multi tela". A fabricante japonesa apresentou jogos que integram o videogame portátil PS Vita ao PlayStation 3, oferecendo partidas entre os dois aparelhos.

Verdade seja dita, o lançamento do PSV já contou com títulos assim, a exemplo de "Wipeout", mas a oferta ainda é tímida. Na E3, a grande estrela foi o jogo de luta "PlayStation All-Stars Battle Royale", que reúne mascotes famosos da companhia e sai em setembro.

Prevista para o final do ano, a versão portátil de "Street Fighter X Tekken" apresentará a mesma funcionalidade, mas a oferta de títulos com o chamado Cross Play ainda é tímida.

Vale notar, o PS Vita já oferece o Remote Play, função velha de guerra do PSP. Contudo, a opção apenas transporta a tela do PS3 para o pequeno aparelho, então não chega exatamente a aplicar o conceito de múltiplas telas.

CONFIRA "PS ALL-STARS BATTLE ROYALE" NO PS VITA

  •  

NINTENDO

Em 2011 a Nintendo apresentou o Wii U ao mundo, com seu inusitado controle em formato de tablet e com tela de toque - o que, aliás, confere à fabricante a "culpa" de puxar a fila da onda multi tela.

Já na E3 deste foram mostradas a versão final do aparelho e algumas de suas principais funções e jogos.

Além de suporte a games, como mapas e inventários, a telinha de toque do Wii U GamePad servirá também para mandar mensagens à rede social Miiverse e até controlar seu televisor, na função de controle remoto universal.

Aliada aos sensores de movimento do GamePad, a telinha funciona também como uma espécie de "janela virtual", permitindo visualizar mais de cenários de jogos e imagens do televisor apenas movimentando o controle.

Por fim, o Wii U GamePad será compatível também com serviços de vídeos por streaming, como Netflix e YouTube.

VEJA OS DETALHES DO CONTROLE WII U GAMEPAD

  •